O Uso Inadequado de Drogas e Fármacos que Causam Dependência

O Uso Inadequado de Drogas e Fármacos que Causam Dependência

*CARVALHO, Leila Vieira.

Resumo:

O uso inadequado de drogas visa ressaltar os malefícios que podem colocar a vida em risco. Desta forma pretendemos trazer informações sobre o uso adequado de medicamentos e drogas.

Palavras-Chave: Drogas, Dependência, Medicamentos.

——————————————————

*Acadêmica do 3º Semestre de Farmácia, da Faculdade de Quatro Marcos- FQM.

1. Introdução:

O uso inadequado de fármacos e drogas pretende trazer informações sobre o uso adequado de medicamentos e drogas, para que no futuro, estas não venham causar dependência. Com o objetivo de conscientizar a todos que alguns fármacos causam dependência se usadas habitualmente.

2. Desenvolvimento:

O uso inadequado de drogas e fármacos visa ressaltar e sensibilizar a todos quanto á importância do uso correto de medicamentos e drogas, enfatizando a importância dos cuidados e como evitar o uso em excesso de drogas e medicamentos mostrando também as causas e as conseqüências que levam o individuo ser um dependente de drogas ou fármacos colocando sua própria vida em risco.

Segundo a autora OGA, “droga é matéria prima de origem mineral, vegetal ou animal que contem um ou mais fármacos. Assim, de acordo com esses conceitos, o etanol, a cocaína, e a THC são fármacos; a folha da coca e maconha são drogas”.

O uso não médico e a exposição de uma droga ou fármaco pelo uso ocasional, frequente e mesmo compulsivo, aceitos ou não pelos padrões de uma sociedade é um tema genérico, mas utilizado para evitar confusão devido  a problemas de terminologias, principalmente com o termo abuso referido ao uso drogas e fármacos, geralmente por alto administração.

3. Considerações Finais:

Promover informações sobre o uso correto de fármacos e drogas, difundindo informações quanto ao uso incorreto de drogas medicamentosas, sensibilizando a sociedade que poderá ocorrer uma dependência dos mesmos.

Bibliografia:

GUYTON,Arthur C. Tratado de fisiologia médica. 5ª edição, Rio de Janeiro,

Ed. Interamericana, 1977.

OGA, Suzi. Fundamentos de Toxicologia. São Paulo; Atheneu, 2ª edição. 2003.

SINGER, Paul. De dependência em dependência; consentida, tolerada e desejada. 1998.