O vendedor (a) que trata o cliente igual a gado é aquele que, ao ver o cliente entrar na loja, ele (a) cumprimenta o cliente e, como um 1º contato, ele (a) deixa a sua “marca no cliente”, dá o seu “cartão” com seu nome e explica que “qualquer coisa é só lhe procurar”.
Cliente “marcado” andando na loja
Porém, se for a uma loja de departamento ou onde há necessidade de mais informações sobre qualquer produto, o cliente que foi “marcado” fica nas lojas andando. Quando é abordado, informa que já foi atendido ou, melhor, que foi “marcado”.
Cliente em dúvida e abordagem
Quando está com dúvida e precisa de ajuda, o cliente, meio tímido, pede ajuda ao primeiro que passa. O vendedor que deu o “cartão” não se preocupa, pois se acha seguro, visto que pode continuar em seu local. Ele tem certeza de que aquele cliente é seu, já que está andando na loja ou outro local com uma espécie de “marca”.
Ação do vendedor ao perceber ameaça
Quando qualquer colega atende ou ele (a) percebe que está sendo ameaçado, vai atrás de “seu cartão” e avisa que já abordou o cliente e que “marcou” para qualquer dúvida ele poderia falar com ele (a).
A verdadeira atitude de um bom vendedor
O vendedor (a) deve dar não apenas um cartão ou seu nome, mas sim "atenção" ao cliente, acompanhar e estar ao lado dele. Só assim o vendedor (a) está tomando a atitude correta e inteligente, pois respeita o cliente, sua vontade de conhecer melhor os produtos e pode ajudá-lo quando houver necessidade.
Marcar com um atendimento diferenciado
Este vendedor (a) não vai "marcar o cliente" com um simples cartão, mas sim pelo que vai fazer com ele e atender às suas necessidades. Marque seu cliente com uma marca própria e com seu atendimento diferenciado.