Os 7 cuidados para contratar uma dedetizadora.

Introdução

O intuito desse artigo é ajudar você a escolher uma boa empresa após conhecer os 7 cuidados necessários para contratar uma empresa que te livre de pragas sem expor sua saúde e a saúde da sua família a riscos.

Serão tratados os cuidados com mistura do veneno e qualidade dos produtos, cuidados tipos de combate, cuidados com garantias, sobre cheiros de produtos, sobre manchas, cuidados com animais e finalmente cuidados com idosos, crianças e alérgicos.

Tenha em mente que há ainda outros cuidados que podem ser tomados para contratar uma empresa de dedetização, mas os 7 cuidados detalhados nesse documento já lhe dão uma base sólida para fazer a escolha certa.

A importância de um público bem informado

A Dedetizadora Brasil construiu esse documento com o intuito de ajudar a educar os consumidores de serviços de dedetização. Isso porque consumidores bem informados e bem educados elevam o nível do mercado e fazem com que haja espaço para empresas que entregam serviços de qualidade. O resultado é disso é que a iteração entre cliente e dedetizadora melhora, o nível de confiança do consumidor aumenta e assim todo mundo sai ganhando.

Os cuidados
1º Cuidado – Mistura do veneno

O primeiro cuidado é pedir que a empresa faça a mistura do veneno na hora da aplicação. O motivo é simples você precisa se certificar de que o veneno usado é de qualidade. Muitas empresas dizem que usam produtos de grandes marcas ou fabricantes quando na verdade usam venenos de má qualidade ou até mesmo caseiros. Se a empresa disser que levará a embalagem do produto para lhe mostrar, não aceite! Uma embalagem vazia não prova nada.

Além disso, a mistura tem que ser feita na hora, pois depois de misturado o veneno pouco a pouco vai perdendo sua eficiência.

2º Cuidado – Tipos de Combate

Para cada praga há uma forma de combate diferente, podendo variar o produto utilizado e a forma de aplicação. A aplicações que são feitas apenas em rodapés, para outras são necessárias aplicações no rodapé e roda-teto, há aplicações que devem ser feitas no telhado ou piso. Há diferença ainda no tipo de veneno a ser usado. Venenos que atacam baratas não afetam necessariamente aranhas e escorpiões, por exemplo.

Fique atento a empresas que não levam em conta a praga a ser combatida no momento de lhe fornecer um orçamento de dedetização, isso pode indicar que a empresa faz o mesmo combate para todos os tipos de infestação, o que não é efetivo na maioria dos casos.

Em casos mais específicos a empresa deve preocupar-se em fazer visitas ao cliente. É sempre essencial que a empresa levante informações para determinar qual o veneno e a aplicação mais apropriada para o tipo de praga.

3º Cuidado – Garantias

O terceiro cuidado é com relação a garantidas oferecidas pelas dedetizadoras. Cuidado com garantias muito longas. Fornecedores de produtos de dedetização de qualidade não oferecem mais do que 3 meses de para controle da maioria das pragas.

Mas então porque a maior parte das dedetizadoras oferecem 6 meses de garantia nos serviços de dedetização? O motivo é o seguinte, o controle de pragas acontece durante os 3 meses em que o produto de dedetização está agindo, depois desse período a efetividade dos produtos diminui e o número de pragas começa a aumentar. Enquanto a infestação está baixa você não percebe a presença delas, mas quando a infestação aumenta significativamente elas acabam ficando visíveis. Esse aumento é gradual e normalmente leva em torno de 3 meses, totalizando os 6 meses de garantia dado por certas empresas de dedetização. O problema dessas garantias é que o cliente se sente protegido por 6 meses quando na verdade sua infestação começa a crescer na metade desse prazo. Sua saúde, higiene e bem estar ficam comprometidos sem que você perceba.

4º Cuidado – Cheiro de Produtos

Há uma crença que diz que produtos de dedetização efetivos tem cheiro forte e desagradável. Isso não é verdade.

Venenos de qualidade em geral não tem cheiro forte e em muitos casos são inodoros. Saiba ainda que empresas e aplicadores individuais, conhecidos como Zé Bombinhas, fazem misturas que contém apenas querosene deixando um cheiro forte após a aplicação mas que não tem nenhuma efetividade.

Há sim produtos com cheiro forte, mas esses produtos em geral são dispensáveis na maioria dos casos, são mais tóxicos ao ser humano, não tem efeito de longa duração e causam maiores transtornos ao cliente.

Por serem mais baratos muitas dedetizadoras dão prioridade a esse tipo de produto. Mais uma vez percebemos que o baixo custo acaba vindo associado a uma baixa qualidade no serviço.

5º Cuidado – Manchas causadas por dedetização

Uma pergunta muito freqüente é: O spray de dedetização mancha?

No mercado ha todo tipo de produtos e de profissionais de dedetização e por isso você já pode ter escutado alguma história sobre dedetização ter causado manchas. Essas histórias podem ser verdadeiras, mas você precisa saber que produtos de qualidade não oferecem perigo de mancha para sua pintura, seus móveis ou suas roupas.

6º Cuidado – Animais

Quem tem animais muitas vezes fica com medo de contratar dedetização. Nesse sentido uma série de cuidados devem ser tomados pela dedetizadora, cada cuidado especifico para o tipo de produto a ser usado.

Para desratização com iscas, por exemplo, o perigo de envenenamento de animais é mínimo, porque a isca de ratos é extremamente amarga e seu gosto é insuportável para os animais, exceto pro rato que não tem paladar para amargo.

Além disso, para um cachorro morrer com veneno de ratos ele teria que comer quase 300g do produto (levando em conta que o produto usado é de qualidade, e não produtos como o famoso “chumbinho”).

Outro cuidado importante é colocar as iscas em locais de difícil acesso, onde somente ratos são capazes de chegar.

Para aplicação de spray de dedetização não há maiores cuidados, exceto o isolamento da área até a secagem do produto, pois após a secagem produtos de bons fabricantes cristalizam são difíceis de serem removidos mesmo com o uso de água ou com a lambida de animais.

Por fim, o cliente deve manter o animal afastado no momento da aplicação do produto de dedetização, para que o mesmo não veja os locais e não fique curioso.

Essas ações em conjunto, fazem com que a aplicação seja perigosa apenas para as pragas. Cabe lembrar que algumas dessas dicas partem da premissa que sua dedetizadora utiliza produtos de qualidade!

7º Cuidado – Crianças, Idosos e Alérgicos

Em locais onde há crianças menores de 6 anos, pessoas alérgicas ou idosos devemos ter um cuidado especial. Esse publico necessita da aplicação de venenos menos agressivo. Há linhas de produtos de dedetização usados especificamente nesses casos que apesar de mais caras são essenciais para o bem estar dessas pessoas.

Lembre-se sempre de avisar sua dedetizadora sobre a faixa etária das pessoas que freqüentam o local a ser dedetizado.

Agradecimentos
Se você gostou desse artigo, por favor, cadastre-se no site da Brasil Dedetizadora para receber nosso contato e e-mails com novidades.

Equipe Dedetizadora Brasil