OS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA & O HÁBITO DE LER

OS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA & O HÁBITO DE LER

Otacílio do Carmo Dantas [1]

RESUMO

A leitura ocupa um lugar muito importante para o aprendizado do aluno. Daí a necessidade da escola proporcionar o máximo de leitura aos alunos com textos mais variados possíveis, podendo ser desde uma revista á uma obra famosíssima da nossa literatura, pois desta forma, através de variados textos é que os alunos irão conhecer mais do mundo em que eles vivem. Por fim, é necessário que a escola, a família e a comunidade como um todo, trabalhem juntos no sentido de melhorar o nível dos leitores, criando projetos de leitura, de forma que o aluno esteja informado á respeito de sua sociedade, e seja capaz de entendê-la, para que possa atuar de forma consciente, sendo um cidadão consciente.

ABSTRACT

Reading occupies a very important place for student learning. Hence the need of the school provide the maximum reading to students with texts as varied as possible and may be from a magazine will be a very famous piece of our literature, because this way, through various texts is that students will know more in the world where they live. Finally, it is necessary that the school, family and community as a whole to work together to improve the level of readers, creating projects for reading, so that the student will be informed about their society, and be able to understand it, so you can act consciously, being a conscientious citizen.

INTRODUÇÃO

A Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, objeto deste estudo, está localizada na Rua Firmino Fontes, nº. 381, Bairro Atalaia. Tem como coordenadora geral a senhora Maria Lúcia Rocha Maia, como coordenadora administrativa a Sra. Marleide e como coordenadoras pedagógicas as Sras. Silvânia e Bernadete. A escola possui 30 turmas somando todos os turnos. As séries vão da 1ª á 8ª série do ensino fundamental e possuem no total cerca de 1.016 alunos, sendo que a condição sócio-econômica desses alunos é precária.

Os professores são no total 42, somando – se os três turnos. Estes possuem no mínimo graduação. Em média a escola possui cerca de 40 alunos por sala.

O tipo de construção do prédio da escola é específico, nos padrões estipulados para as escolas públicas do estado. No que se refere á limpeza, as salas e banheiros estão em bom estado. Não existem muitos ambientes variados. Pode-se notar a falta de auditório, quadra poli – esportiva, laboratório de informática, enfim, um local apropriado para o lazer os alunos e atividades de extensão da sala de aula. Não existe muito espaço para lazer e recreação. Há apenas um local que serve como espaço de lazer, de recreação e esporte, utilizado mediante a necessidade de cada um.

Apesar desses aspectos, a escola possui biblioteca, sala de vídeo, sala dos professores, aparelho de DVD, retro projetor, internet, televisor, micro system, mapas e um acervo bibliográfico não muito variado. Existe um Comitê Pedagógico (Conselho Escolar) composto por alguns integrantes, porém não tem sala específica para o mesmo. Além disso, a escola possui projeto político-pedagógico e supervisão escolar.

Na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira existe o uso de mimeógrafo, computador e impressora para os alunos. Só disponibilizam para eles o retro-projetor quando solicitado pelo professor. Usa-se quadro de negro e quadro branco simultaneamente e quase todos estão bem conservados.

O poder de autonomia da escola para tomar decisões é integrado juntamente com a Secretaria Municipal da Educação. A escola faz sistematicamente levantamento de dados e informações para o diagnóstico a cada três anos. A gestão escolar é democrática e participativa.

DESENVOLVIMENTO

O estudo, objeto deste trabalho, foi realizado no semestre do ano de 2009. A seleção dos elementos que constarão nos procedimentos metodológicos está relacionada de acordo com o problema a ser abordado em sala de aula, que neste caso é a dificuldade dos alunos do 6ª séries da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira têm em interpretar textos.

Foi observada essa dificuldade em virtude dos alunos sempre estarem dispersos enquanto trabalhava-se textos em sala de aula. E sendo assim, para a realização deste projeto de trabalho, coletaram-se dados através do instrumental utilizado (observação), procedimento tipológico, da obtenção de informações por pesquisa bibliográficas realizadas através de artigos referentes ao tema abordado além do uso da Internet.

O conteúdo mostrado é um trabalho voltado para o destaque do uso de textos variados como um meio de auxílio para a educação, tendo como base o conceito de que o professor deve ter a habilidade para desenvolver situações adequadas, as quais motivem a leitura e todo o trabalho relacionado á ela na sala de aula.

De acordo com Vicente Martins, o professor não pode esperar que os alunos compreendam o mesmo que ele, a turma deve aprender a tirar as próprias conclusões, criando neles um censo crítico.

Pôde-se observar isto com os alunos das 6ª séries do ensino fundamental da E.M.E.F. Anísio Teixeira. A turma deve saber previamente o objetivo do texto a ser mostrado na sala. Isso é fundamental para facilitar a compreensão. Uma recomendação valiosa é sempre avaliar se estão acompanhando o texto ou perderam o fio da meada. Assim, utilizou-se textos para despertar o interesse pela leitura entre os alunos, sendo que estes textos traziam temas que faziam parte do cotidiano dos alunos.

CONCLUSÃO

Por fim, podemos concluir que a atenção deve ser especial para os alunos, com observação de comportamento, relacionamento com os colegas e quem sabe até criação de programas que dêem mais atenção a estes alunos que de alguma forma não acompanham a rotina da sala.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

GIL, Antônio Carlos, 1946. Como elaborar um Projeto de Pesquisa-3ª Edição. São Paulo: Atlas, 1991.


[1] Graduado em Letras português&inglês. E-mail: mrdantas-1975@hotmail.com.