Outplacement: bom para empresa e para o ex-funcionário

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego caiu para 7% no mês de julho. Em junho de 2009 a taxa era de 8,1%. A pesquisa contempla as seis principais regiões metropolitanas do país e também revela que só este ano foram criados mais 670 mil empregos com carteira assinada. “O mercado está aquecido comparado ao ano passado, que ainda sentia alguns vestígios da crise financeira mundial”, afirma Eberson Luiz Federezzi, diretor da empresa de recursos humanos Global Network.

Mesmo com um cenário promissor é importante ficar atento a carreira profissional e a cada dia cresce o número de empresas que se preocupam com o futuro de seus funcionários e ex-funcionários. Isso mesmo, atualmente companhias que visam se dar bem com os colaboradores que já passaram por elas oferecem a eles um serviço chamado de Outplacement. A grosso modo significa que a organização investe na recolocação de ex-funcionários em outra empresa. “Esta consultoria é realizada por uma empresa especializada como a Global e profissionais treinados, que visam dar apoio e orientação para as pessoas se diferenciarem nos processos seletivos”, ressalta Eberson. A empresa contrata o serviço e oferece sem custo a seu ex-colaborador.

A medida que estes processos ficam mais exigentes e criteriosos, aumenta a importância de uma consultoria profissional para se destacar no mercado de trabalho. “O outplacement é benéfico para os dois lados. O profissional vai conseguir uma recolocação de forma mais rápida e em contrapartida irá divulgar de forma positiva a empresa da qual não faz mais parte”, afirma o diretor.

Segundo Eberson, as pessoas que estão contratadas se sentem motivadas e têm segurança, já que oferecer este tipo de acompanhamento demonstra a preocupação da organização com a carreira profissional de seus colaboradores. E os que já saíram vão indicar o local de trabalho para outras pessoas, falar de suas virtudes e divulgar uma boa imagem da companhia. “Quem sai é que realmente tem liberdade de avaliar os pontos positivos e negativos da empresa, já que quem está contratado nem sempre é tão sincero assim. Por isso o outplacement  ajuda na reputação da empresa”, conclui Eberson.

> Network garantem uma atuação com ética e sigilo sobre as estratégias da contratante, consideradas as características mais exigidas neste mercado”, finaliza.

a sua rede de contatos profissionais. “Quanto mais você se expor de maneira a formar uma boa imagem, consistente, com informações reais e relevantes, maior será a chance de você se dar bem quando seu perfil for avaliado”, acrescenta Rossana.

http://www.gnetwork.com.br

eberson@gmetwork.com.br

41 3205-7545 / 41 3205-8575