Outsourcing é tendência mundial e pode movimentar mais de R$ 1,5 bilhões em 2011

De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Outsourcing em Recursos Humanos (ABPO), até 2011 o mercado de terceirização de serviços em Recursos Humanos pode movimentar R$ 1,5 bilhões. A terceirização dos processos de RH, chamado de outsourcing, é uma tendência mundial e já é realidade em aproximadamente 40% das empresas nos Estados Unidos, país pioneiro no assunto. “As empresas que decidem implementar este modelo tem mais tempo para se dedicar a outras coisas tão importantes quanto o RH, como a comunicação interna, decisões estratégicas e políticas organizacionais”, considera Rossana Ercole, psicóloga e headhunter da Global Network Curitiba.

ANÚNCIO

Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas precisam de ações inteligentes e que agreguem valor ao seu negócio. O outsourcing possibilita novas estratégias, já que ultrapassa os limites da automatização de processos. Além da redução de custos, há a melhora da produtividade e a terceirização pode ser considerada um avanço pelos funcionários se os processos forem conduzidos de forma transparente. “A empresa contratada para cuidar do RH deve ser especializada, entender as necessidades e atuar de acordo com os princípios e valores do contratante”, ressalta.

Rossana explica que a folha de pagamento - que é considerada a atividade mais onerosa da gestão de pessoas, principalmente devido às diversas leis trabalhistas existentes – é a área onde o outsourcing mais cresce. As áreas de recrutamento e seleção e o treinamento de pessoas também estão conquistando cada vez mais espaço. “Muitas vezes os custos de um processo de seleção podem ser altos para a empresa e não darem o retorno esperado. A terceirização traz profissionais capacitados, com aperfeiçoamento contínuo e que podem trazer mais benefícios”, esclarece.

ANÚNCIO

A headhunter enfatiza ainda que os profissionais de empresas especializadas em outsourcing conseguem se focar na busca e gestão de talentos, no desenvolvimento de lideranças e conseguem utilizar de forma eficaz todas as ferramentas existentes. “Tempo é dinheiro e quando uma atividade é desenvolvida por alguém que trabalha especificamente com isso, os resultados são mais rápidos. Com a redução de custos na área de recursos humanos, os investimentos podem ser direcionados para outras prioridades”, acrescenta.

É importante lembrar que a cultura das organizações tem mudado e os funcionários são vistos como a alavanca para o sucesso do negócio. “Implementar o outsourcing é uma solução eficaz para os desafios da gestão de pessoas. As empresas especializadas como a Global Network garantem uma atuação com ética e sigilo sobre as estratégias da contratante, consideradas as características mais exigidas neste mercado”, finaliza.

ANÚNCIO

a sua rede de contatos profissionais. “Quanto mais você se expor de maneira a formar uma boa imagem, consistente, com informações reais e relevantes, maior será a chance de você se dar bem quando seu perfil for avaliado”, acrescenta Rossana.

http://www.gnetwork.com.br

eberson@gmetwork.com.br

41 3205-7545 / 41 3205-8575