Plágio em Trabalhos Acadêmicos

Introdução

Plágio é assinar ou fazer passar por seu algum trabalho alheio. Com numerosos sites existentes na Internet, a disponibilidade e a venda de trabalhos acadêmicos teve um aumento na quantidade de alunos que passou a se beneficiar de tais conteúdos ilegais, pois os alunos conseguem receber esses trabalhos em formato digital, abri-los com qualquer editor de texto, fazer algumas alterações e entregar a seus professores dizendo que é o autor de tal documento. Assim, percebe-se a necessidade de criação de uma ferramenta cuja principal função será a verificação de trabalhos acadêmicos capaz de relatar se houve, de alguma forma, cópia total ou parcial de algum site na Internet.

Materiais e Métodos

O projeto foi realizado utilizando PHP, MySQL, PHPMyAdmin e DBDesigner. Para análise do texto será utilizada a mineração de dados utilizando três técnicas: A Regra de Associação será utilizada para poder ser retirado às palavras com mais freqüência existente no texto e armazenada em uma base de informação para posteriormente auxiliar na busca por termos semelhantes. Para analisar o texto e verificar se existem palavras como o mesmo significado, será empregada a Regra de Classificação utilizando as palavras e seus sinônimos cadastrados para poder gerar novos textos com estes termos a fim de se ter um campo maior de pesquisa. Serão identificados dois tipos de keywords na avaliação do texto pesquisado. As que o sistema identificará automaticamente e as que o usuário poderá cadastrar como, por exemplo, “Universidade de Uberaba”. Esta segunda forma de identificação será identificada como Padrões de Seqüências

Resultados

O projeto disponibilizará estatisticamente quais os trechos do documento que foram copiados, mostrando a fonte de origem de tal informação aplicando as técnicas de mineração de dados na análise dos textos armazenando as análises realizadas em banco de dados onde estas poderão ajudar na análise de documentos futuros e apresentação dos processos realizados quando se realizar alguma verificação de texto.

Discussão e Conclusão

Existem no mercado vários aplicativos que realizam a verificação de plágio em trabalhos acadêmicos, mas estes sistemas não são disponíveis gratuitamente. Esse sistema será disponibilizado gratuitamente e irá atender docentes e universidades de forma que ajudará a combater o plágio que acontece com bastante freqüência, mas como os professores não dispõem de um sistema que realize tal verificação acabam passando desapercebidos.  Do mesmo modo que o sistema ajudará a professores a identificar algum tipo de plágio, qualquer universitário poderá utilizá-lo para verificar se um trabalho seu está sendo utilizado e não sendo citada a sua fonte. Desta maneira poderemos fazer com que alunos possam exercitar melhor sua capacidade de criação e com isso ter um maior domínio sobre o tema estudado e conseqüentemente se tornar mais confiável aos olhos de seus professores e colegas de sala de aula.