Ponto de venda: informar, lembrar, incentivar e promover

A informatização e a proliferação das propagandas aleatoriamente participativas estão transformando o mundo em um caos onde as pessoas são tentadas pela grande quantidade de produtos e marcas. Tudo isso obriga as empresas a apostarem cada vez mais em diferenciais competitivos como conceitos de branding, merchandising e visual merchandising, que as auxiliam a disputarem a atenção e fidelidade de consumidores. Os varejistas partem então em busca da comunicação com o comprador, e esta comunicação é feita de diversas formas, porém a mais agressiva se dá em um local: o ponto-de-venda.

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O conceito de ponto-de-venda, segundo Blessa (2005) se define em qualquer estabelecimento comercial que exponha serviços ou produtos para a venda aos consumidores, podendo ser exemplificados como: supermercados, farmácias, shoppings, padarias, lojas, bancas de jornal, bancos, exposições, barracas de camelô, feiras-livres, lojas virtuais a internet e etc.

Atualmente nota-se um esforço maior por parte das empresas em contratações de um grupo ativo de projetistas, a fim de não apenas solucionarem o ponto chave: projetar um ponto-de-venda, como também geri-lo, para que realmente cumpra o dever de vender, levando com isso o consumidor a tomar sua decisão de compra à frente deste projeto.

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A partir disso pode-se traçar as ações que tais projetistas anteriormente citados, têm disseminado por seus projetos, como por exemplo, o ponto-de-venda aliado aos conceitos de marketing. Com essa junção, segue uma lista de algumas ações utilizadas, brevemente citando o que Blessa (2005) define: o marketing de varejo, merchandising, promoção de vendas, visual merchandising, que define-se como sendo os esforços voltados para ambientar o ponto-de-venda, dando a ele personalidade e identidade em forma de decoração

A expressão atmosfera de compra, que refere-se à ambientação por meio de comunicações visuais, iluminação, cores, música, entre outros, que estimulam as respostas emocionais e de percepção dos clientes que, poderão afetar seu comportamento de compra, entra também como decisivo nas ações frente ao ponto de venda

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Todas estas ações anteriormente citadas têm como objetivos, segundo Blessa (2005) e Silva (1990): induzir novos consumidores à experimentação e à compra; influenciar consumidores atuais, estimulando fidelidade à marca; aumentar a participação no mercado; apresentar inovações; diferenciar uma marca de seus concorrentes; eliminar estoques nos pontos-de-venda; dar incentivo aos canais de distribuição; reduzir os custos operacionais, ou seja: informar, lembrar, incentivar e promover.

No que diz respeito a informações, o ponto-de-venda visa a comunicação, seja por meio de pôsteres, letreiros, ou outros, com o intuito de voltar a atenção do consumidor a cerca de determinada informação a ser passada.

Quando cita-se o fato de que o ponto-de-venda lembra, faz-se referencia ao fato de que ele trabalha com a questão de memorabilidade, ou seja, tem poder de ser relembrado. Pois os consumidores codificam diversas informações que lhes tem acesso, e quando o ponto-de-venda trabalha bem isso passa a recomendar inconscientemente a compra de um produto ali exposto.

A referência ao incentivo do ponto-de-venda atribui-se o fato de que ele gera incentivo de compra na hora da escolha, encorajando a compra.

Já quando o ponto-de-venda promove, ele busca mostrar ao consumidor determinado produto, voltando sua atenção para a compra efetivamente. Exemplo disso é o trabalho que se desenvolve em merchandising, onde os esforços realizados acerca dos produtos que se encontram expostos estão a fim de tentar o consumidor a escolher-lo.

Cada ponto-de-venda trabalha com diferentes tipos de compras afirma Blessa (2008), e são os fatores diferenciadores que irão apontar as divergências entre interesses, costumes e demais características do consumidor na hora da compra.

Por fim, conclui-se que o maior fator diferenciador entre os diversos modos de compra é a motivação, isto é, o que define um possível planejamento de compra pelo consumidor, ou não. No entanto, é importante deixar bem claro também que outro fator decisivo a cerca das compras, gira em torno de onde está inserido este ponto-de-venda. Fatores como má localização, preço e exposição, podem afetar de uma maneira muito direta no procedimento da compra.