Por que a escola é vista e considerada como um quadro preocupante com relação conhecimento.
O que é fragmentação do conhecimento. Qual a função do sujeito. Porque a metadisciplinariedade está inserida na esfera escolar, mas, não é tida como uma ferramenta multifuncional e sim unilateral?
Para responder todas as questões colocadas acima, envolve um pouco mais de sensibilidade quanto ao assunto educação. Por que devemos ter em mente que o conhecimento é uma questão de relação entre sujeito com seus objetos. Pois cada objeto que nos cerca é necessário um tipo de conhecimento.
Que pode ser o conhecimento empírico, teológico, filosófico, e tecnológico. E cada um desses conhecimentos existente na nossa sociedade, dependerá fundamentalmente do sujeito e seus olhares que o tornam mais sensível ou inteligível com suas crenças e necessidades.
A fragmentação do conhecimento e suas implicações
Neste conflito investigativo em que insere o conhecimento, houve a necessidade de fazer reformulações para tentar preencher os problemas que foram aparecendo, e uma das soluções possíveis foi a divisão de fronteiras ou “fragmentação” do conhecimento. Surgindo assim as disciplinas científicas; “numa palavra da metadisciplinariedade”.
Fazendo das disciplinas uma organização, para um trabalho mais significativo. Contudo, essa divisão não deu conta dos propósitos que o ser humano foi querendo atingir.
Este modelo de ensino passou a ser ineficiente, não sendo mais capaz de resolver todas as nuances que envolviam o conhecimento, e essa fragmentação foi superada principalmente com relação à educação.
A especialização do sujeito: avanços e desafios
A especialização do sujeito por um lado foi muito boa, porque tornou o indivíduo mais especialista naquilo em que ele faz. Porém, pensando nas disciplinas como um todo, isto também veio a afetar.
Porque as disciplinas passaram a ser isoladas sem nenhuma relação de uma com a outra, e os conteúdos curriculares e as atividades didáticas já não tinham os mesmos ideais de ensino com os mesmos objetivos. Onde o sistema educacional passou mais uma vez a ser questionado.
No entanto, por uma abordagem mais contemporânea, ressurge e insere-se na esfera escolar mais um modelo de conhecimento: a metadisciplinariedade e suas demais modalidades distintas, como podemos observar: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e metadisciplinaridade.
O impacto do novo no universo escolar
Hoje, com essas novas propostas sobre metadisciplinariedade e suas modalidades, vemos que o universo escolar ainda é um campo de dúvidas e incertezas, sobretudo de esquecimento, devido ao seu novo caráter inovador.
Pois o novo sempre nos causou medo, porque somos espiritualizados por cultura e uma crença, onde dificilmente aceitamos de imediato qualquer tipo de mudança.
A importância da ação pedagógica na metadisciplinariedade
Para mudar esse conceito dentro do âmbito escolar, se faz necessário colocar em prática a ação pedagógica em uma visão da metadisciplinariedade.
E essa iniciativa parte dos sujeitos que estão envolvidos com a educação, basta aceitar a metadisciplinariedade como um sistema de ampliação do conhecimento, uma visão inovadora, eficaz, com os mesmos objetivos e propósitos.
Deixar de lado a visão uniforme para uma visão mais ampla e significativa. Fazer da fragmentação do conhecimento um consórcio das disciplinas para um agrupamento eficaz e homogêneo em que traga uma inter-relação do conhecimento com as mesmas metas, os mesmos propósitos e um paradigma idealizado por todos. Para superar as dificuldades e problemas que envolvem a esfera escolar e, por que não, social.
Paulo Marcelo Paulek