Os eventos esportivos mundiais que estão para chegar ao Brasil já estão alterando o cotidiano dos brasileiros. Seja na especialização da população para receber os convidados estrangeiros, ou na construção de novas avenidas para melhorar o fluxo do trânsito. Mas o que anda chamando atenção é o mercado imobiliário, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. O preço de casas e apartamentos aumentaram 140%. Sendo os imóveis em Praia Grande os que mais chamam atenção nesse aspecto.
Essa informação é da Capital Economics que identificou em uma pesquisa que o mercado imobiliário brasileiro é o mais caro da América Latina.Com a chegada dos eventos esportivos nas cidades brasileiras, os imóveis estão sendo valorizados. O imóvel emPraia Grande, cidade no litoral sul paulista, que é uma das cidades que vai receber o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, é um bom exemplo disso.
Desde janeiro de 2012 que o aluguel de imóveis em Praia Grande vem aumentando. A presença desses tipos de evento nas cidades brasileiras faz com que o Governo invista em infraestrutura e com isso surgem novos empreendimentos.
Além disso, o valor do aluguel e venda de imóveis em Praia Grande aumentaram também, porque muitas pessoas têm se deslocado do litoral norte, que está com praias muito saturadas, para o sul. O questionamento agora é: será que os preços dos imóveis vão continuar aumentando até a Copa de 2014 e Olímpiadas de 2016?
São Paulo e Rio de Janeiro, duas das grandes capitais brasileiras, são as que mais se destacamem relação a alta dos valores de casas e apartamentos. A valorização dos imóveis da capital paulista foi de 10,6% no primeiro semestre, enquanto que na Cidade Maravilhosa o aumento foi de 10,2%.
É esperado que não só o mercado imobiliário em Praia Grande como em todas as cidades brasileiras continue sendo valorizado até os eventos esportivos que se aproximam. Não é possível prever se o valor permanecerá aumentando após a Copa e as Olímpiadas, isso não se sabe ainda, pois depende muito do sucesso desses eventos. Com o valor dos imóveis aumentando ou não, uma pesquisa feita pela Quorum Brasil mostra que os brasileiros preferem investir em imóveis, quando o assunto é rentabilidade.
Entre as ações de empresas, os títulos do governo, a poupança e os imóveis, os brasileiros se mantêm conservadores e têm como favorita a poupança e em segundo lugar vem o investimento em imóveis. Essa pesquisa foi feita em São Paulo, em julho, com 100 homens e mulheres que tem uma renda familiar que varia entre R$5.000 e R$9.000.
De acordo ainda com a pesquisa os imóveis são considerados mais rentáveis, mesmo sem a garantia de sua valorização. Mas o que importa é que nesse momento os imóveis no Brasil estão muito bem valorizados, por isso nesse momento o investimento imóveis pode ser uma boa opção pra tornar rentável seu dinheiro.