Prevenção do câncer de colo uterino em mulheres acima de 40 anos

Prevenção do câncer de colo uterino em mulheres acima de 40 anos

*ASSUNÇAO, Dayllen da Silva.

Resumo:

O câncer de colo uterino visa relatar o alto índice de mulheres acima de 40 anos com este tipo de câncer. Será mostrado como o exame é feito e que não é uma complicada forma de prevenção.

Palavras-Chave: Câncer, Mulheres, Exame.

——————————————————

*Acadêmica do 3º Semestre de Farmácia, da Faculdade de Quatro Marcos- FQM.

1. Introdução:

O câncer de colo uterino mostra os vários aspectos do câncer e sua evolução, difundindo informações a essas mulheres a este mal no seu inicio, sobretudo relatar a elas que o preventivo anual pode salva-las deste mal e que não é tão complicado, e ainda assim pesquisas mostram um elevado índice de mulheres portadoras deste câncer.

2. Desenvolvimento:

Podemos entender a prevenção de uma doença como a intervenção em sua historia natural de maneira favorável, evitando a progressão para um estagio mais avançado.

Segundo Nilton e Guyton os sintomas são inicialmente, pouco intenso e inclui sangramento vaginal anormal ou secreção sanguinolenta percebidos apenas após relações sexuais ou duchas vaginais. Tardiamente com a disseminação da doença para alem do colo uterino podendo surgir disúria, hemáturia, sangramento retal, constipação e fistula vesicovaginal ou retovaginal.

O autor diz que o diagnostico é baseado na tríade citologia, colposcopia e histologia, na sua maioria dos pacientes, o diagnostico sugerido é a coleta citológica e a amostra de ectocérvice e canal endocervical com representatividade da função escamoculunar. Dessa forma, tentar diminuir os índices de falsos-negativos da citologia.

3. Considerações Finais:

Este artigo visa promover informações sobre a prevenção de câncer uterino em mulheres acima de 40 anos, difundindo informações quanto ao método de realização deste preventivo.

Bibliografia:

GUYTON, Arthur C. Tratado de Fisiologia médica. 5 edição, Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1977.

LINHARES, Alexandre C: VILLA, Luisa Lina. Vacinas contra rotavirus e papilomavirus humano HPV. 2006, vol.82, n.3.

XAVIER, Nilton L. Manuel de ginecologia. Porto Alegre; Artes Médicas, 1998.