Professor

Ensinar requer ingredientes essenciais para uma aprendizagem eficaz, tais como: Professor motivado, vinculo afetivo professor-aluno, espaço favorável as novas descobertas, que extingue a curiosidade e desperte o pensar dos alunos, liberdade de expressão (dentro do contexto escolar), valorização do conhecimento prévio e diagnóstico de desenvolvimento.

O educador deve formar opiniões, trabalhar o lúdico, desenvolver mentes ativas e espertar nas crianças a capacidade de questionar o assunto abordado gerando uma troca de informações, compartilhando conhecimentos, criando assim um ambiente prazeroso de aprendizagem com aulas participativas, pois trabalhar onde todos estão envolvidos com a democracia é mais assertivo. Professor é mediador e não o centro das atenções, muitos se esquecem disso fazendo de seus alunos expectadores de conteúdos. E digo a esses professores que esqueceram a arte de ensinar que a aprendizagem não é uma mera aquisição de informações, não acontece a partir de uma simples associação de idéias armazenadas na memória, mas em um processo interno, ativo e interpessoal.

A maior aprendizagem está na oportunidade oferecida aos educando de aplicar o que aprendeu em outras situações, dentro e fora do ambiente escolar, nós professores estamos inseridos na colaboração da formação de um ser em metamorfose, e como é gratificante acompanhar tais mudanças. O aluno se desenvolve à medida que coloca em prática suas idéias e tem a liberdade de expressar seus pensamentos sem receios.

Aprendi que plano de aula não é apenas uma ação teórica que se prende apenas a elaboração, e sim uma ação prática que seja implantada com resultados alcançados. Não se deve parar somente na intenção de realizar um bom trabalho, tem que se envolver, se doar para encontrar resultados, e nada é tão satisfatório do que ver que seu aluno absorveu com êxito o que lhe foi transmitido.

Como diz Joseph Joubert: “Ensinar é aprender duas vezes”, acrescento que ai é que mora o prazer da arte de ensinar, é a certeza de que ao ensinar estamos aprendendo ainda mais.

Linarlia luz