PROJETO ANÁLISE DA REVISTA VEJA

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL LEOBERTO LEAL

PAULO MARCELO PAULEK

PROJETO ANÁLISE DA    REVISTA VEJA

OBJETIVOS:

Fazer com que o aluno tenha possibilidade de criar interesse pela leitura, em outros veículos de informação como de uma revista. Porque à revista? Pois sabemos que á revista veja é bem conceituada em nosso país, e também é um suporte que trás inúmeras informações e muito bem detalhadas, fazendo com que sua leitura seja ao mesmo tempo, rica em conteúdo, dinâmica e muito atraente pelas imagens associadas aos textos escritos.

Outro aspecto muito importante há destacar; é que a revista possui em sua característica principal de ser precisa na informação e muito fundamentada na suas teorias, onde seus assuntos abordados requerem um público mais atento e mais preparado para sua compreensão. Sua linguagem é totalmente formal, e seus textos são geralmente bem extensos. Outro ponto a sintetizar é com relação há mescla de muitos gêneros de discurso que são sem dúvida uns dos pontos mais importantes para levarmos ao aluno. Para que ele possa compreender os vários discursos e ideologias que são abordadas, também trás consigo vários estilos como a meta-linguagem, vocabulários diferentes, figuras de pensamentos e linguagem.

Mostrar ao aluno há diferença entre uma carta do leitor, um artigo de opinião e uma propaganda entrem outros gêneros do discurso também faz parte de nosso trabalho.

JUSTIFICATIVA:

Os alunos dos dias atuais não lêem, e quando lêem geralmente é uma leitura rápida de pouco conteúdo e está leitura muitas vezes não leva ao aluno a pensar, muito menos a conhecer vocabulários novos, deixando suas leituras escassas e com nível de conhecimento muito baixo. Os jovens de hoje, tem muito acesso à informação. A televisão, rádio, internet e muitos outros meios de comunicação, enfim; uma vasta enciclopédia para o conhecimento. Mas a grande dificuldade é que todas essas informações pouco contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno. Pois essa geração acostumou-se a receber tudo “mastigado” e pronto, sem reflexão.

Estudo recente da (Gazeta de São Paulo, Setembro 2009) aponta que 64% dos jovens e adultos brasileiros, que chegaram até a quarta série, não conseguem ler e entender um simples bilhete. Outros 12% continuam completamente analfabetos, mesmo após os quatro anos de estudo. Os estudos baseiam-se em pesquisas, do Instituto Brasileiro de Opinião pública de Estatísticas (Ibope).

METODOLOGIA:

Primeiramente levaremos ao conhecimento dos alunos, a nossa proposta de trabalho, depois iniciaremos por pesquisas na revista veja, observando o seu conteúdo e quais as melhores formas de trabalhar com revista em sala de aula.

Após estás questões serem respondidas, iniciaremos com um questionário para o aluno formar sua base de leitura e estudo, e juntamente e desenvolva suas respostas, e observações feitas diante da revista.

Depois cobraremos do aluno;

a) Produção de painéis

b) Vídeos,

c) Propaganda;

e) Redações; Artigos de opinião; carta; poesia; piadas etc.

REFERÊNCIAS:

Acessado em 2010 : www.gazetadopovo.com.br/blog/fazerparamudar/

ANEXOS

Cronograma das atividades com a revista:

1- Título da Revista:
2- Data e ano da Revista:
3- Números de páginas:
4- Número de Propagandas:
5- Quais são as Propagandas:
6- Quantos artigos sobre Política:
7- Quantos sobre Saúde:
8- Quantos sobre Esportes:
9- Quantas sobre Educação:
10- Quantas sobre Economia:
11- Quantas sobre Ciência:
12-Quantas sobre Tecnologia:
13- Quantas sobre Viagem:
14- Quantas sobre Gastronomia:
16- Quantas sobre Religião:
17- Quantas sobre Gente:
18- Quantas sobre Memória:
19- Quantos assuntos Internacionais:
20- Desenhe uma capa de revista:
21- Escreva um artigo de opinião sobre um assunto da revista:
22- Apresente seus pontos de vista sobre a revista veja:
23- Descreva a capa e a contra capa da revista; Explique a intenção do editor em colocar está imagem na capa?
24- Qual o assunto que você mais gostou de ler; Explique com suas palavras!
25-Crie uma propaganda, com slogan bem criativo.