Proteção nas alturas – redes de proteção

Prédios muito altos são hoje muito comuns, até mesmo em cidades pequenas. A construção de prédios é uma solução bastante útil e permite que um maior número de pessoas viva ou trabalhe em uma área menor. Essas construções ajudam a dar o melhor uso para o terreno e a reduzir a necessidade de desflorestamento, por exemplo. Entretanto, há alguns perigos relativos a alturas elevadas, principalmente quando existem sacadas ou janelas abertas. As redes de proteção são uma solução para esse problema.

As redes servem para duas funções principais, e também podem fornecer outros benefícios incidentais. Primeiramente, elas podem prevenir que pessoas – especialmente crianças – e animais se machuquem ou morram ao cair de uma sacada ou janela. Isso significa uma proteção importante, mas é necessário levar em conta que as redes fornecem uma proteção limitada e que também deve haver muros ou outras proteções sólidas, de metal ou madeira, por exemplo.

Quanto à segunda função, essas redes de proteção previnem que objetos caiam acidentalmente de uma janela ou sacada. Isso evita a perda de objetos que podem ser valiosos e também previne que as pessoas que se encontram no solo se machuquem ao serem atingidas por objetos que caem de grandes alturas. Há um mito popular que diz que uma moeda que caísse do topo do Empire State em Nova York quebraria a calçada quando atingisse o solo. Embora isso não seja verdade, objetos que caem de grandes alturas podem causar sérios danos às pessoas que estão passando nas ruas.

As redes de proteção também podem ser usadas para proteção contra outros riscos. Por exemplo, elas podem ser instaladas em andaimes e prédios para proteger os trabalhadores da construção civil; podem ser usadas para cobrir piscinas, evitando assim a morte de crianças por afogamento, e podem ser usadas para que pessoas não acessem áreas perigosas. Diferentes usos requerem tipos diferentes de redes, porém, o material mais comum para fabricação das mesmas é o polietileno. Esse material é bastante resistente, possuindo uma garantia de, em média, 5 anos.

É importante utilizar redes de alta qualidade para proporcionar uma proteção adequada – a rede precisa ser muito resistente, e as aberturas não podem ser muito grandes para prevenir a queda de objetos. Há diversas empresas especializadas na venda de redes de proteção. Além do produto em si, essas empresas geralmente também oferecem a instalação e manutenção dos produtos para assegurar que o mesmo ofereça a proteção adequada para seus clientes.