Qual a função do movimento de caixa dentro da empresa?

Qualquer empresário deve ficar atento para o movimento de caixa de sua empresa. A função do fluxo de caixa é apresentar de modo claro os movimentos de valores no setor financeiro da empresa. O fluxo de caixa mostra sem rodeios os recebimentos, pagamentos e saldo da empresa. E isso vale para as contas pendentes e efetivadas. Independente do status da conta.

Os números de um fluxo de caixa normal deverão sofrer muitas alterações. Mas as informações têm que ser organizadas constantemente e forma cumulativa. Ser alguém perfeccionista e paciente com números é excelente para quem desempenha esta funcionalidade. Deve-se estar sempre atualizando as contas, gradualmente. Quando o saldo acumulado do caixa der abaixo de zero, ou seja, negativo, isto usualmente quer dizer o indiscutível. Conseguiu compreender? Suas despesas estão maiores que suas quantias recebidas.

Vamos listar as razões abaixo. Vamos as razões:

– Diferença nos prazos de fornecedores e clientes. Por exemplo, vamos supor que você deu 3 meses de prazo para seu cliente quitar, contudo recebeu 2 meses de prazo de seu fornecedor. Isto quase sempre deixa o movimento de caixa abaixo de zero.

– Em épocas especiais você pode precisar investir mais no estoque, o que usualmente acaba com o movimento de caixa.

– O investimento em estoque foi muito alto. A compra está bastante alta em relação ao giro de estoque efetivo da empresa.

– Sua empresa arcou com o pagamento de salários, demissões, etc. Dependendo do tamanho da empresa, o caixa pode ficar abaixo de zero por causa disto.

– Os juros bancários estão crescendo, em razão da constante operação de descontos de cheques pré-datados, duplicatas, e ainda, adiantamentos dos cartões de crédito.

É indiscutível que há outra situação, quando a empresa tem o saldo de caixa acima de zero. Fluxo de caixa positivo indica que a empresa está conseguindo arcar com suas contas. Ela está realizando o oposto dos itens citados acima.

Vamos concluir…

No movimento de caixa é que se consegue equilibrar as contas. O empresário pode adiantar ou atrasar pagamentos quando necessitar. Portanto, preste atenção nesta área da empresa. Deixa o fluxo de caixa “à deriva” é bastante perigoso. Seja sempre interessado em instruir-se mais sobre isso.