Qual a Funcionalidade do Fluxo de Caixa Dentro da Empresa?

Qualquer empresário deve ficar atento para o movimento de caixa de sua empresa. O movimento de caixa tem como utilidade principal revelar a movimentação dos recursos do departamento financeiro. O movimento de caixa mostra sem rodeios os recebimentos, pagamentos e saldo da empresa. E na maioria das vezes o fluxo se encarrega de revelar informações sobre contas já executada e também as pendentes.

Muitos concordam que fluxo de caixa bom é movimento de caixa atualizado. Isto quer dizer que sempre haverá um bom tráfego de informações. Mas as informações têm que ser organizadas constantemente e forma cumulativa. Ser uma pessoa detalhista auxiliará nesta ação. A pessoa deve estar informando, ao longo do tempo, os saldos, pagamentos, entre outros. Quando o saldo acumulado do caixa der abaixo de zero, ou seja, negativo, isto na maioria das vezes quer dizer o óbvio. Você está gastando mais do que seu caixa deixa.

Vamos as causas:

– Problema dos prazos. Você compra de seu fornecedor para pagar em 3 vezes, mas concede um prazo de 5 vezes para seu consumidor. O que acontece? para a nossa tristeza, na maioria das vezes o caixa entra no negativo.

– quase sempre em épocas sazonais, é necessário comprar mais para poder vender mais. Por exemplo, dia das mães ou páscoa.

– O investimento em estoque foi muito alto. Você vendeu menos do que comprou.

– Os pagamentos de salários foram altos demais, talvez até mais altos do que o caixa possa suportar.

– Os juros do banco podem estar prejudicando seriamento o movimento de caixa. Como? Através de diversos itens como empréstimos, desconto de cheque antes da data, entre outros.

É indiscutível que existe outra situação, quando a empresa tem o saldo de caixa positivo. Fluxo de caixa acima de zero é sinal de que há saúde financeira na empresa. Ela faz exatamente o contrário dos itens vistos acima, que são ruins para a empresa.

Através do fluxo de Caixa, o dirigente da empresa pode manter suas contas em equilíbrio. Ele pode postergar ou adiantar quantias recebidas ou débitos ao longo de um período. Portanto, nunca perca a atenção neste ponto. Lembre-se sempre de manter seu caixa organizado. Assim não corre-se riscos desnecessários.

Gerencie suas contas a pagar com o Organizze: http://www.organizze.com.br