Reconhecimento, valorização e transparência são alguns fatores que contribuem para a motivação dos profissionais nas empresas

A motivação dos funcionários é um desafio para muitas empresas, ainda mais quando o conceito que se quer passar é o de “vestir a camisa”. Afinal, um funcionário que gosta da organização na qual trabalha tem um desempenho muito melhor, busca soluções inovadoras e prefere conquistar novos espaços dentro da própria empresa. “A rotatividade nas empresas que valorizam seus colaboradores é muito menor do que nas que, por exemplo, deixam de oferecer benefícios e não conseguem demonstrar aos funcionários que eles são essenciais para o sucesso de toda a organização”, explica Rossana Ercole, headhunter da empresa de recursos humanos Global Network.

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Rossana esclarece que os gestores devem enfatizar a todos os colaboradores, independente do nível, que a contribuição de cada um resulta no crescimento e sucesso da organização. “Algumas pessoas sentem a necessidade de serem reconhecidas pelo seu trabalho. A melhor forma de fazer isso é ressaltar o quanto tem sido significativo o trabalho delas. Seja em uma conversa informal, com agradecimentos em nome da empresa, ou através de canais de comunicação, como murais e intranet”, exemplifica.

Promover reuniões periódicas também é um diferencial que estimula a valorização dos profissionais, já que o contato pessoal é muito mais eficaz do que apenas avisos impressos ou emails. “O ideal é que sejam apresentadas informações sobre a empresa e os colaboradores tenham a chance de tirar dúvidas, fazer críticas e sugestões. A interatividade traz novas ideias e faz com que o ambiente organizacional fique cada vez melhor”, ressalta.

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A headhunter também enfatiza que a organização deve disseminar seus valores, visão e missão entre os profissionais. É importante que tudo seja feito de acordo com estes princípios e com transparência para evitar boatos e desentendimentos. “Quando houver uma crise ou algum funcionário for desligado, todos devem ficar cientes do que está acontecendo, para evitar falsas expectativas e preocupações e aumentar a confiança”, aconselha.

Motivar os colaboradores também está ligado a outras questões como oferecer benefícios, primar pela qualidade de vida dos profissionais, proporcionar chances de crescimento dentro da empresa e oferecer boas condições de trabalho. “Uma maneira de verificar qual é o grau de satisfação dos colaboradores é fazer uma pesquisa de clima organizacional, na qual é possível identificar quais são os pontos fortes e o que é necessário melhorar”, finaliza.

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