Redes Sociais e Seus Cuidados

Redes Sociais e Seus Cuidados

Você sabe como usar os sites de maneira apropriada? Sabe o que não dizer nem o que não deve publicar?

Pesquisa da agência de recrutamento Robert Half com 2500 executivos mostra que 44% dos brasileiros desclassificariam um candidato no processo de seleção por seu comportamento no Facebook, Twitter ou no Orkut. No Brasil o uso de redes sociais na contratação de funcionários ainda é um tabu, são poucas as empresas que admitem utilizá-las no recrutamento.

Funciona assim: os analistas de Rh entram no LinkedIn para checar o currículo adequado para o cargo. Se estiver dentro do perfil partem para o Facebook. Lá todos os detalhes são levados em consideração: desde as páginas que o candidato curte, o número de amigos, fotos e assuntos comentados. O objetivo é identificar como o candidato se comporta no dia a dia.

Mas não é só no campo profissional que a vida online vem se transformando, no afetivo e pessoal também. São muitas as histórias de pessoas que terminaram um relacionamento em função das redes sociais. Nos últimos anos o numero de casos vem aumento com a mesma intensidade da popularização das redes. Os números abaixo explicam melhor o fenômeno:

As redes sociais em números:

 

Redes Sociais e Seus Cuidados Redes Sociais e Seus Cuidados Redes Sociais e Seus Cuidados

 

4,2 bi                                 700 milhões                           100 Milhões

mensagens mês                         usuários                                     usuários

Nos Estados Unidos, um em cada cinco pedidos de divórcio traz a palavra Facebook. Para 81% dos advogados que trabalham com direito da família, esse número só tem aumentado.

Em tempos que se debate tanto a privacidade e os limites entre a postura profissional e pessoal nas redes, uma coisa é certa: é preciso zelar pela imagem on-line e levar em consideração que tudo que é postado diz alguma coisa sobre você. Na dúvida, é sempre melhor moderar.

Quais são os comportamentos que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis on-line?

Observe alguns erros que os usuários cometem:

  • Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa;
  • Publicar xingamentos e palavrões ;
  • Não respeitar opiniões, credo, filosofia, raça e todos os tipos de diferenças;
  • Mudar de identidade e fingir ser outra pessoa;
  • Publicar fotos íntimas e/ou desnecessárias;

Se você usa o espaço das redes sociais para exibir seus projetos, você faz com que seus colegas e até os chefes se aproximem, abrindo espaço para conversas informais e até gostos em comum.

Use com equilíbrio e inteligência, aproveitando ao máximo o espaço para mostrar o melhor de você.

By Carla Medrado