Você já parou para pensar que a venda é realizada a cada instante e nos mais diversos acontecimentos? Ora, pense num político, ao discursar, ele tenta vender sua imagem ao povo, como uma propaganda que passa na TV e exibe as qualidades de determinado produto para nos convencer a comprá-lo; um outro exemplo é um empreendedor que busca vender sua idéia à um possível sócio ou investidor; ou uma criança que ao chorar vende sua manha para obter carinho e atenção da mãe. Esses e muitos outros exemplos dão conta de nos mostrar o quão a venda está ligada ao nosso dia-a-dia. Portanto cabe aos vendedores profissionais, destacarem-se e buscarem um lugar ao sol nesse imenso salão de vendas. O vendedor profissional para conseguir isso, deve empregar certas técnicas e seguir algumas regras, a seguir descreverei algumas regras básicas:
* Profundo conhecimento do produto ou serviço a ser vendido - é necessário que o vendedor saiba exatamente o que está vendendo, facilitando a explicação ao cliente sobre o produto ou serviço e deparando-se com clientes providos de conhecimento a cerca do produto ou serviço que lhe está sendo oferecido, o vendedor terá argumentações sólidas e muitas vezes convincentes para atrair o cliente ao que está sendo vendido.
* Didatismo no trato com o cliente - um bom professor não é aquele dotado de profundo conhecimento. Um bom professor é aquele dotado de profundo conhecimento e que saiba repassar isso aos alunos. Portanto seja claro e objetivo.
* Persistência e perseverança - quando o vendedor recebe um "não", ele não deve encarar isso como uma derrota, mas apenas como um desafio a ser vencido, pois muitas vezes esse "não" significa apenas um "agora não" ou "deixe para depois".
* Autocontrole - não deixe a emoção falar mais alto, use-a a seu favor, mantenha a razão à frente.
* Criatividade - ser criativo é fundamental, mas não confunda isso com improvisos e mais improvisos, sempre esteja preparado e use o bom senso.
* Sociabilidade e extroversão - será muito difícil uma pessoa fechada, introvertida, tornar-se um vendedor caso não queira mudar. Porém extroversão demais pode levar o cliente a desconfiar de sua seriedade.
Essas são apenas algumas das muitas outras regras que existem, mas já servem para dar uma idéia do que iremos ter que praticar para sermos, pelo menos, bons vendedores.
Até o próximo artigo!
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