RH – Papel Fundamental e importante

“RH –  PAPEL FUNDAMENTAL E IMPORTANTE”

Em todo segmento de atividade, necessitam de três fatores primordiais para qualquer organização, seja ela Nacional ou Estrangeira. Estes três fatores são: Pessoas (RH), Processos e Tecnologias.

Vivemos em uma sociedade globalizada e na era da informação, onde a capacidade e o talento humano vivem em constante competição no mercado de trabalho. Isto nos faz lembrar sobre a teoria da equidade de Stacy Adams “As pessoas se sentirão mais ou menos motivadas para o trabalho, à medida que percebam, ou não, a presença da justiça, da igualdade nas relações de trabalho”.

Com os avanços das empresas nas ultimas décadas, em busca de novos conceitos de gestão empresarial, e todos voltados para atingir os resultados esperados, no que diz respeito à qualidade e na sua missão institucional, no atendimento das necessidades dos clientes e da sociedade em geral.

No passado o setor de RH em algumas organizações, era um departamento engessado, cuidava apenas da folha de pagamento e da contratação de profissionais, que apenas era exigido experiência e técnica, não existiam um programa de treinamentos e capacitação profissional continuada.

Mas hoje o RH tem o papel importante no que diz respeito a planejar, promover, coordenar as atividades relacionadas à seleção e contratação, e no que diz respeito à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. O setor tem a responsabilidade na formação continuada dos profissionais, com o objetivo do crescimento da instituição.

O profissional de RH hoje tem que ter uma visão sistêmica e holística, para quebra de vários paradigmas do passado, para trabalhar em equipes, ter planejamento, capacidade de adaptação e flexibilidade, ser proativo, ter criatividade e comunicação. E principalmente ter o conceito da sigla CHA “Conhecimento, Habilidade e Atitude”. O mercado hoje exige profissionais com Conhecimento no cargo que ira ocupar, tem que ter Habilidades para tratar de um leque de situações no seu dia-a-dia e Atitude para solucionar os problemas pertinentes a função.

O desenvolvimento e conhecimento destas habilidades são importantes tanto para a empresa como para o colaborador.

As necessidades estratégicas e operacionais, aliado a cultura da empresa em priorizar o aproveitamento dos colaboradores interno, para promoções e plano de carreira, transformam o setor de RH em chave importante. Porque se falando em sucessão, dependendo do cargo existem varias dificuldades. Ao se preparar um sucessor, e se este não for bem planejado pode causar impacto negativo a empresa.

Os colaboradores hoje são visto de uma forma diferenciada, não são só apenas pessoas e sim seres humanos com emoções, sentimentos, inteligência e razão, tem auto-estima e devem ser lapidados e valorizados no contexto geral. E devem ser vistos como parceiros e responsáveis pela mesma empresa, para que juntos possam atingir metas de qualidade.

A grande barreira para o crescimento corporativo é a perda de pessoas eficientes, a perda de entusiasmo e a falta de motivação, que em alguns casos não é dada a valorização devida ao funcionário. E cabe ao gestor de RH encontrar as formas para trazer a harmonia e o bem estar de todos na organização.

Vamos falar um pouco da minha área = Consultor de Segurança Corporativa

Uma dica importante para as organizações em geral, o local ou a sala da seleção preliminar, para realizar as primeiras entrevistas, preferencialmente deve ser o mais próximo da entrada da empresa. Evitando assim que os candidatos de inicio não conheçam as instalações. E a não aprovação de certos candidatos não tragam transtornos futuros para a organização.

Dentro deste escopo de modernização e a reestruturação do processo empresarial em busca da qualidade nos serviços prestados, a rapidez nas decisões é de fundamental importância na atualidade.

É constatado que profissionais em diversas áreas, qualificados e bem remunerados, exercem suas atividades com rendimentos satisfatórios em qualquer segmento.

Consulte sempre um Gestor de RH.