Sentimento de culpa ou saudade dos tempos da terra sem lei

Sentimento de culpa ou saudade dos tempos da terra sem lei

A Violência é um sentimento que habita no âmago do Ser Humano desde sua criação, no principio perante o ambiente violento era um mecanismo de defesa, porém, após o convívio em civilização, não se faz necessário este mecanismo. Ela está presente em todos, embora na maioria esteja adormecida pelos efeitos do Respeito, da Moral, da Ética, da Religiosidade e até mesmo pelo temor à Justiça dos Homens.

O Brasil nas décadas de sessenta, setenta, e oitenta viveu o terror de uma ditadura Capitalista Militar. Esforços não foram poupados para que os Militares tivessem a Bandeira das suas verdades, dos seus ideais, da suposta vontade de salvar a Nação (salvar de que?), pairando em território brasileiro, em uma demonstração de Força e Poder, sobre os brasileiros que tinham o sonho de pertencer a um País onde a Saúde, Educação, Cultura, Moradia, Trabalho, Lazer em níveis e padrões aceitáveis, fossem comum a todos. Toda a ação do militarismo brasileiro encontrava-se suportadas pela política do velho tio Sam, que por razões de medo da aproximação do Comunismo com as Américas do Sul e Central (até mesmo a pé atinge-se a fronteira com os Estados Unidos da America), resolveu promover uma temporada de caça aos Comunistas.

Em 31 de Março de 1964, foi deflagrado um golpe Militar mascarado em revolução da Sociedade Civil, quando as Forças Armadas reuniram os três Poderes que regem nosso sistema de Governo em uma só instituição “a Ditadura”. Daí inicia-se uma época de desmandos, crimes, torturas, estupros, humilhações, destruições de famílias, o sadismo que aflorou nos detentores do Poder protagonizou as mais terríveis atrocidades no cenário social brasileiro, foi uma verdadeira explosão de brutal comportamento, só digno de um feroz animal raivoso.

Hoje muito corajosamente, o SBT transmite em horário nobre, uma serie denominada “Amor e Revolução” onde são interpretadas cenas com fundamentos em episódios da época, o que não chega a ser 10% da verdade ocorrida pelo fato de não haver prudência em invadir os lares das famílias brasileiras com tamanha violência. Porém, os Militares já se manifestam contra o seriado fazendo pressão sobre a Presidência da Republica exigindo a censura do mesmo. Será que é Sentimento de culpa ou saudade dos tempos da terra sem lei.

Jorge Francisco