SEO: fatores relevantes para a visibilidade do site na Internet

Provavelmente muitos aderem a idéia que SEO é igual a visibilidade sem custos. Quem pensa assim está em parte certo e, em parte, errado.

Vamos ver com mais detalhe: Search Engine Optimization – SEO, significa otimização para mecanismos de buscas. Essa otimização de websites ou seja, o SEO é feita a partir da aplicação de técnicas que trazem visibilidade ao site nos principais mecanismos de busca como Google, e Bing entre outros.

Porém, para outros o termo SEO é sinônimo de spam, sites de baixa qualidade e insatisfação dos usuários. O fato que algumas das técnicas do SEO foram usadas no passado em maneira excessivamente agressiva por muitas pessoas.

Hoje, SEO não é mais discutido como uma técnica que conta com a aprovação explícta até do Matt Cutts, um engenheiro associado a Google desde janeiro de 2000. Matt ocupa a posição de Head del equipo de Webspam.

São muitos os fatores que fazem que um site seja julgado pelo algoritmo dos buscadores, porém existe um consenso entre os especialistas que alguns poucos representam mais do 80% do impacto na otimização do site. Seguindo a clássica divisão em fatores on-page e fatores off-page, alguns como o número de links entrantes em buscadores e outros rankings de popularidade (Alexa e DMOZ) são os mais esquecidos na hora de otimizar o site.

Segundo o site www.go2jump.com.br, “os Backlinks são base fundamental para o posicionamento em buscadores, já que a popularidade na Internet é medida em função da quantidade de links/votos que há na rede apontando para sua página, bem como na probabilidade de que um usuário chegue de uma página A a uma página B. Portanto, com maior quantidade de links para seu site, a probabilidade de que um usuário chegue a ele é maior, e, consequentemente, sua página se posiciona melhor em relação aos seus concorrentes on-line.

O posicionamento de uma página depende, em grande medida deste fator. É por isso que é preciso investir tempo e esforço suficientes nesta tarefa. Em Go2jump você poderá encontrar uma solução de linkbuilding, por meio de inclusão em diretórios, que lhe ajudará a conseguir novos links de qualidade para seu site.

O linkbuilding é a técnica que lhe permite, por meio de várias ações, a captação de novos links que apontem para seu site, utilizando palavras-chave idôneas que potencializem o posicionamento em buscadores.

Os resultados obtidos nesta seção, correspondentes ao número de links detectados, são uma aproximação ou resumo do total real, já que o número exato de links entrantes pode ser visualizado pelo proprietário do site através das ferramentas para webmasters de Google.”

Por outro lado o número de links nos marcadores sociais, “uma forma de armazenar, classificar e compartilhar links na rede. Os links estão categorizados por meio de tags, permitindo compartilhar marcadores e votar, com o que se elabora um ranking.

Verificamos a quantidade de links encontrados para sua página web em Delicious.com e Digg.com, marcadores sociais que consideramos relevantes.”

E o site Go2Jump, continua, “os marcadores sociais, cada vez mais populares, são uma boa opção para aumentar o número de links para nosso site e melhorar nossa reputação on-line.

Uma vantagem do uso dos marcadores sociais como uma técnica de linkbuilding é que permitem vincular páginas internas de nosso site, conseguindo assim promover nossos produtos ou seções internas.

Existe uma grande quantidade de marcadores sociais onde podemos incluir nosso site. Escolhemos dois dos que consideramos mais populares como delicious.com e Digg.com. Em ambos se mede o número de links utilizando a instrução site, que nos diz o número de links encontrados de nosso site em cada marcador social.

Em algum caso, o número de links encontrados pode não coincidir exatamente com os links de nosso site, já que é possível encontrar algum link de um site que contenha o nome de nosso domínio, devido ao fato de que não é possível fazer uma consulta mais restrita.”

Voltando ao tema do início é verdade sim que quando é feito um clique num link orgânico, o proprietário no paga nada por isso. Porém, para ficar na posição desejada é necessário atender a otimização dos 22 fatores, o que demanda tempo, recursos e método.

O balance entre investimentos e ganhos é amplamente favorável do lado dos benefícios e, por isso, SEO é uma estratégia muito popular entre profissionais do marketing, agencias de publicidade e empresários.

Por outra parte, os custos do processo de otimização podem diminuir com a utilização de ferramentas automatizadas como Go2Jump Brasil. Esta ferramenta é capaz de diminuir os custos de avaliação do site objeto de otimização e dos sites dos concorrentes, além de ser muito eficiente em tarefas que consomem muito tempo de trabalho como linkbuilding.