Ser e Ter: Os verbos do sucesso!

O sonho é o que nos faz acordar todos os dias e trabalhar dura e persistentemente.

São os nossos objetivos e nossas metas que nos conduzem diariamente a tomar certas decisões, atitudes, executar certas ações, falar com determinadas pessoas, ir a determinados lugares, realizar cursos, enfim, são os nossos sonhos que definem os caminhos que iremos percorrer durante todos os dias.

Como dizem os grandes filósofos: “Se não possuímos uma meta ou um sonho, acabamos sendo um peso morto para a sociedade, e simplesmente vegetamos sobre a terra”.

A maioria das pessoas possui sonhos e metas. Por mais simples ou grande que seja elas existem simplesmente para nos fazer felizes e para que continuemos a seguir o objetivo pleno da vida, que é viver.

Os nossos sonhos são partes integrantes de nosso ser. Um grande exemplo disso é que quando conseguimos atingir algumas de nossas metas, logo em seguida é criado outro desejo em nossa mente, e o processo se inicia novamente. É um sistema contínuo que faz parte da natureza humana.

Quem dera se fosse tão simples assim, as pessoas conseguissem realizar todas as suas metas e os seus sonhos. Com certeza teríamos um mundo muito melhor de se viver.

A maioria das pessoas possui como metas ganhar mais dinheiro, comprar aquele carro novo, comprar uma bela casa, dar uma melhor educação aos filhos, viajar pelo mundo, conhecer novos lugares, alguns presentear amigos ou parentes queridos. E então por que a maioria destas pessoas não consegue realizar os seus objetivos?

As estatísticas mostram que 75% da população brasileira possuem uma renda inferior a três salários mínimos. Hoje em dia, o dinheiro assumiu um papel importantíssimo na sociedade, e sem ele, não conseguimos realizar praticamente todas as nossas metas de vidas. Quando digo “metas de vidas” é o seu objetivo primordial, o maior objetivo de sua vida.

E um dos grandes motivos que as pessoas não conseguem atingir os seus objetivos, ou alcançar suas metas é o entendimento dos verbos ser e ter.

A maioria dos seres humanos simplesmente conhece esses verbos com suas funções aplicadas a língua portuguesa. Porém para você poder alcançar o seu objetivo de vida, seja ele profissional ou pessoal, é essencial que você incorpore esses verbos em sua vida, e de maneira correta.

Como dizia Shakespeare: “ser ou não ser, eis a questão”. O que iremos tratar neste artigo é o principal responsável pelo fracasso e pobreza da população mundial.

O grande problema da maioria das pessoas é que elas não conseguem entender que o verbo ser vem primeiro que o ter. Para você ser você não precisa ter, já para você ter é necessário você ser. Isto significa que para você conseguir atingir o seu objetivo de vida, primeiramente você precisa ser.

A maioria das pessoas gostaria de ganhar mais dinheiro, se tornarem financeiramente independentes, mas a grande questão é que primeiro elas querem ter, para depois ser.

Uma coisa essencial que você precisa saber é que a maioria das pessoas que possuem um estilo de vida mais confortável, que possuem mais dinheiro, ou seja, que são ricas, tem um modo de agir e pensar totalmente diferente das demais. Com certeza você já deve ter percebido isto. Possuem um modo de falar diferente, um modo de andar diferente, um modo de se expressar diferente, um modo de tratar as pessoas diferentes, um modo de pensar diferente e muitas outras diferenças.

Se você possui o objetivo de ser rico, de ganhar mais dinheiro a primeira coisa que deve fazer é se comportar como se já possuísse essas coisas. A grande questão é que se você ainda não conseguiu atingir o que você define como sucesso, é óbvio que você precisa mudar os pensamentos e ações que executa todos os dias.

Igualmente a matemática que é uma ciência exata, o resultado de equação “ser” é “ter”.

O ter é conseqüência do ser.

Burrice é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes não acha?

Se a sua meta de vida é conseguir ganhar mais dinheiro ou enriquecer, para poder dar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que ama, para poder viajar, comprar tudo o que quiser, ajudar os carentes, você precisa agir atualmente como se já fizesse essas coisas.

Faça a seguinte pergunta a si mesmo: se eu já possuísse essas coisas, como me comportaria?

Com certeza você andaria de um modo diferente, trataria as pessoas diferentes, seus filhos, sua esposa, seus pais. Se vestiria de uma maneira diferente, teria um modo de andar e se expressar diferente, farias coisas diferentes, Tomaria decisões diferentes, se comportaria diferente. Então para ter o que deseja, você deve ser o que deseja.

Temos um grande exemplo disto no setor industrial. A maioria dos trabalhadores assalariados, que prestam serviços para determinadas empresas gostariam de ter a própria empresa. Mas a grande questão é: Eles não se comportam como se a empresa que atuam fosse deles. Se você é um assalariado atualmente, e deseja abrir a sua empresa futuramente, trabalhe como se a empresa que atua fosse sua.

Porém o que constatamos é totalmente o contrário, muitos dizem: Ahh quando eu tiver minha própria empresa…

Você nunca terá a sua própria empresa pensando deste modo, porque está querendo ter antes de ser.

Você precisa ser uma pessoa de negócios, ter as suas qualidades, pensar e agir como essas pessoas.

Se você é um autônomo, possui um negócio próprio e não vem tendo resultados satisfatórios, aja e pense como as pessoas que possuem um negócio próspero fazem.

O que você precisaria fazer, abrir sua loja mais cedo, fechar mais tarde, tratar os seus clientes diferentes, mudar a administração; não importa. Faça essas coisas agora, e o resultado virá como conseqüência.

Lembrem-se, o homem se torna aquilo em que mais pensa. Escolha ser uma pessoa de sucesso, próspera, divertida, alegre e de bem com a vida e o sucesso virá como conseqüência.

Um grande abraço a todos!
Sucesso!