Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho)

Muito tem se falado sobre Qualidade de Vida e Prevenção de Acidentes no Trabalho. Mas como realmente a SIPAT pode nos ajudar.

O QUE É?

SIPAT é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais.

É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), devendo ser realizada com freqüência anual.

OBJETIVOS

O principal objetivo da SIPAT é divulgar e promover a prevenção de acidentes no trabalho. Para isso, busca oferecer atividades que possam orientar e conscientizar os funcionários quanto à importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando-se atitudes positivas para reconhecer e corrigir as práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

COMO É FEITA?

As palestras para SIPAT podem ser realizadas com temas como Qualidade de Vida, Motivação, Segurança no Trabalho, Sexualidade, Meio Ambiente, Ergonomia, Direção Defensiva, Ética e Conduta Pessoal, Saúde e Higiene Pessoal, Alimentação Saudável, Primeiros Socorros, entre outros.

Geralmente os contratantes utilizam estas palestras em empresas.

Uma fórmula de grande sucesso para transmitir estes assuntos, é através do teatro-empresa, onde atores com muita dinâmica, descontração e participação do público, abordam os principais temas escolhidos pela empresa.

Para empresas que têm dificuldades em parar a linha de produção, há a alternativa de intervenções teatralizadas, onde atores percorrem os setores e com muita descontração, encenam sobre os temas definidos pela empresa.

Outros serviços como as técnicas de massagem Quick Massage e Reflexologia, podem ser utilizados como brinde para os funcionários participantes das palestras e até mesmo, para que os funcionários saiam da rotina.

CONCLUSÃO

A SIPAT não deve ser encarada como “uma simples semana de palestras e eventos” e sim, como uma porta de entrada de informações e orientações para garantir o principal patrimônio de todos: A SAÚDE.