Taekwondo

O Taekwondo cuja tradução significa o caminho dos pés e das mãos surgiu na Coréia há cerca de 2000 anos. É uma das mais antigas artes marcias sendo que deu origem a outras, conforme é visto em alguns documentos históricos e gravuras encontradas em paredes de templos.

Em 670 A.D. a Coréia era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Baek Je , Sila era o menor de todos e era constantemente atacados pelos dois reinos vizinhos, com o intuito de proteger o seu reino de outros países e mesmo dos reinos vizinhos, o reino de Silla formou uma tropa de elite que ficou conhecida como Hwarang, estes que treinaram seus corpos em várias formas de luta com pés e mãos chamadas de Soo-Bak (ancestral do Taekwondo).

Os hwarangs eram como os samurais japoneses e a honra era o bem mais precioso que eles tinham por isso esse grupo militar era regido por um codigo de honra que era o espírito dos hwarangs.O código de honra dos hwarangs era constituído de cinco itens:

· Obediência ao Rei;

· Respeito aos pais;

· Lealdade para com os amigos;

· Nunca recuar ante ao inimigo;

· Só matar quando não houver alternativa.

Há uma linha de historiadores que dizem que o Taekwondo do nasceu nessa época, outros comentam que o Taekwondo é mais antigo ainda, pois o tae kyon foi o aprimoramento de várias lutas antigas na qual incluía o Soobak.

O Taekwondo e a origem de outras artes marciais

Algumas pessoas acreditam que o Taekwondo tenha se originado do Kung Fu, a arte chinesa de defesa pessoal “conforme manuscritos chineses, acredita-se que tal arte tenha origem como uma espécie de exercício físico” (LEE, 1988).

As pinturas murais de Taekwondo encontradas nas tumbas datam do período entre 3 e 427 A.D. bem mais antigas que a origem do Kung Fu chinês ( 520 A.D.), visto isso conclui-se que é improvável que o Taekwondo tenha originado-se deste.

Há outra corrente que afirma que o Taekwondo é um estilo do Karatê japonês, porém há uma corrente que diz o contrário, ou seja, que o Karatê deve sua origem ao Taekwondo, pois como diz no documento Históricos de Chosun que o povo da ilhas Ryu-Kyu (okinawa) iam até os reinos coreanos para pagar tributos, naquela época o Soobak era bastante popular e supõe-se que os enviados de Okinawa tenham aprendido Soobak e introduzido em seu país.

Daí conclui-se que o Karatê de Okinawa talvez tenha originado-se do Soobak, a forma primitiva de Taekwondo. O Karatê teve mais popularidade porque a Coréia foi invadida e seus costumes foram suprimidos e acobertados pelos costumes japoneses (incluindo o Taekwondo), depois da 2ª Guerra Mundial, o Japão foi derrotado e os costumes coreanos voltaram e o Taekwondo ganhou mais destaque no âmbito mundial como esporte conseguindo chegar até a ser um esporte olímpico.