Tendências em Pedraria para Calçados no Inverno 2009 e Verão 2010

As pedrarias sem dúvida estão presentes há muito, muito tempo mesmo, uma vez que são encontradas evidências desde o Egito Antigo, onde as tradicionais sandálias dos Faraós, já eram adornadas com pedrarias e metais, desde então com o passar da história, podemos notar que estas sempre estiveram presentes. Claro que dependendo das coleções, há uma maior ou menor intensidade em sua utilização, mas nas últimas coleções elas têm marcado presença considerável, pois com o ganho de status dado cada vez mais aos calçados, onde estes muitas vezes são tratados como estrela principal nos closets femininos, as pedrarias tem sido de suma importância para torná-los peças de desejo e obsessão das mulheres, uma vez que em alguns casos são utilizadas pedras semipreciosas ou até mesmo preciosas.

De um modo geral, o emprego da pedraria além de encantar o público feminino, traz consigo a agregação de valores aos calçados, podendo transformá-los em jóias ao olhar de muitos.

As tendências em pedraria para inverno 2009 estão de modo geral mais contidas, se comparadas com as do verão 2009/2010, podendo ser encontradas em formatos mais tradicionais, mesmo por que seguem as tendências dos metais, com suas formas bastante geométricas, no entanto, serão sim encontrados em formas rebuscadas, em meio às pérolas, cristais, canutilhos e miçangas, as quais juntamente aos bordados dão a estes, um ar mais sofisticado.

Para o verão 2009/2010, as pedrarias estarão em plena evidência, com inspirações ligadas diretamente a natureza, seja esta real ou irreal, onde serão encontradas em formas bastante diversificadas, como penas, flores, folhas, ou mesmo como borboletas, estrelas e outras. Como o verão é uma estação tradicionalmente colorida, a intensidade das cores pode ser ressaltada ainda mais pelo contrastes das pedrarias, logo estas deverão ter intensas variações de cores, ou mesmo de volumes, mas claro sem deixar de lado os tradicionais strass em cristais. O exemplo do inverno 2009 segue em alta as pérolas, canutilhos, vidrilhos e miçangas que muitas vezes junto às pedrarias tradicionais, ajudam a compor o visual.

De uma forma geral, acredito que a novidade seja mesmo a intensa variação de estilos, cores e formas, a exemplo do que acontece com o calçado em si, onde há praticamente todos os estilos ao mesmo tempo. Mas podemos destacar como novidade, o ressurgimento de formas a tempo deixadas de lado, como as formas inspiradas na natureza, como flores, folhas, penas, insetos e estrelas.

Sendo que sua aplicação também irá variar bastante, pois poderá ser aplicada em peça única de pequeno ou grande volume, ou ainda, em conjunto a fim de obter novas formas e efeitos.

Gostaria de lembrar que há muito, os calçados deixaram de ser uma peça secundária, ou um mero acessório, havendo uma inversão de valores, pois num passado, passado mesmo que recente, era comum as mulheres escolheres suas peças de vestuário e só depois saírem à procura dos calçados que combinassem com estas peças, hoje em muitíssimos casos as peças de vestuários são adquiridas somente após a escolha dos calçados, o que os torna a peça mais importante do closet feminino. Logo o emprego de materiais nobres é cada vez mais intenso e as pedrarias não podem ser deixadas de lado, pois este fator pode ser o diferencial.