Este roteiro apresenta uma abordagem de informações e dados no aspecto do turismo e lazer do estado de Roraima, no qual é formado por quinze municípios que desempenham atividades que se distribuem respectivamente nos seguintes pontos como: fazenda, forte, monte, serra, corredeiras, complexo eco-turístico, estações ecológicas, ilhas e arquipélagos, praias, cachoeiras, parque nacional (Monte Roraima), trilhas, manifestações culturais como grupos folclóricos, região do paredão, lagos, estâncias ecológicas (Sesc), cientifico ecológico.
Já no lazer, destacam-se complexos poliesportivos (Airton Senna), parque anamá, complexo arquitetônico cívico, balneários, ecopark, aquamark, e passeios ecológicos, tais lugares permitem fazer do Estado de Roraima um local com uma diversidade turística e de lazer que se sobressai principalmente nas opções naturais apresentadas.
Aqui alguns exemplos de formas e pontos turísticos de Roraima:
TURISMO HISTÓRICO
· Centro Comercial:
Esse espaço foi modificado e adaptado às exigências de um novo tipo de público, o consumidor, mais exigente e que busca qualidade no atendimento. Para atender esse novo perfil, as lojas promoveram ampliações significativas, diversificaram seus estoques e possuem equipes treinadas para atender esse novo consumidor.
TURISMO RECREATIVO – Lazer
· Complexo Poliesportivo Airton Senna:
O Complexo Poliesportivo Airton Senna está situado na Avenida Capitão Ene Garcez que liga o Aeroporto co Centro Cívico. Esse espaço é composto por quadras poliesportivas, pistas para Cooper, patinação, bicicross e kart, parques infantis, bares com música ao vivo e sorveterias.
PONTOS TURÍSTICOS: principais roteiros em Roraima.
· FAZENDA SÃO MARCOS
As Fazendas Nacionais, criadoras de gado de corte, foram fundadas para prover a capitania de carne. O funcionamento efetivo das Fazendas Nacionais São José, São Bento e São Marcos não correspondeu às expectativas governamentais.
Em 1916, a Fazenda foi entregue ao SPI (Serviço de Proteção ao Índio), posteriormente FUNAI (Fundação Nacional do Índio), para ser administrada, embora o contato indígena com o gado já tivesse acontecido.
TURISMO ECOLÓGICO
· MONTE RORAIMA
O monte Roraima tem atraído a atenção de turistas, aventureiros, cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos, místicos e todos aqueles que buscam neste fascinante aventura o reencontro consigo mesmo e com a origem da vida, levando a todos a repensarem sobre o verdadeiro sentido da vida.