Um pouco sobre Genexus

Neste artigo falaremos um pouco sobre a Ferramenta CASE Genexus. GeneXus é uma ferramenta de desenvolvimento de software criada pela empresa uruguaia ARTech, baseada em conhecimento e orientada ao desenvolvimento de aplicações corporativas, tanto para o ambiente WEB quanto GUI.

Podemos dizer que GeneXus é a primeira ferramenta inteligente para criar, desenvolver e manter, de forma automática, aplicações multiplataforma de missão crítica, que facilmente se adaptam às mudanças do negócio e às novas possibilidades geradas pela evolução tecnológica.

O Genexus trabalha com o conhecimento contido nas visões dos usuários. Ele captura tal conhecimento e o sistematiza em uma base de conhecimento puro, que nos permite gerar aplicações para múltiplas arquiteturas e plataformas, ou seja, o Genexus possue uma diversa gama de possibilidades no que diz respeito a linguagem final da aplicação e seu banco de dados.

Para se ter uma idéia, na versão 9.0, estão implementados os geradores COBOL e RPG (para a plataforma IBM AS/400), Microsoft Visual Basic, Microsoft Visual Fox Pro, CSharp, CSharp para plataformas móveis (Windows CE e Pocket PC), C com embedded SQL e Java. Na nova versão X, já foi implementado o gerador Ruby. Além de todas essas opções de geradores, o Genexus disponibiliza, também a escolha do banco de dados e os gerenciadores de bancos de dados (SGDB) oficialmente suportados atualmente são Microsoft SQL Server, Oracle, IBM DB2, Informix, PostgreSQL e MySQL.

A idéia básica do GeneXus é automatizar tudo aquilo que for automatizável. Baseado nos requerimentos dos usuários, realiza o projeto, geração e manutenção automáticas da base de dados e dos programas da aplicação.

Com isso, permite ao analista ou desenvolvedor se concentrar no negócio e focar toda sua atenção naquilo que um programa não poderá fazer: entender os problemas do usuário. Além disso, é possível reduzir significativamente os custos de manutenção e os tempos de desenvolvimento dos sistemas.

Tecnicamente falando, o Genexus concentra uma grande quantidade de possibilidades. Para os interessados em conhecer melhor essa ferramenta, aconselho que procurem a Artech (www.genexus.com) e lá obterão muito mais informações sobre o mesmo.

Como toda a ferramenta de desenvolvimento, o Genexus tem pontos fortes e fracos. Comentei bastante sobre os pontos fortes, que é o foco deste artigo, porém, existem pontos fracos, como, por exemplo, o custo. Mas com minha experiência com a ferramenta, sei que é possível, num curto espaço de tempo, recuperar o investimento feito na aquisição da ferramenta Genexus, com desenvolvimento produtivo, rápido, de qualidade e com um pé no futuro.