O entendimento e diagnóstico da expressão alfabetização ecológica (CAPRA) na comunidade de Curralinho / Escola Municipal Nova Curralinho teve como objetivo implantar os princípios do viver social e sustentavelmente observando, refletindo e enfrentando a parte do contexto dos arranjos espaciais incorreto do universo, no uso da área ambiental, numa técnica de conscientização das desordenadas ocupações populacionais (rurais e urbanas), para comparar com o todo que integra nas ações e consequências da Natureza-Homem-Economia...
Ações e Análises do Novo Paradigma Ambiental
...assim como, para analisar as dinâmicas da teia da vida, sendo então, essa implantação do novo paradigma ambiental interpretada diretamente como, contra as políticas exploratórias dos recursos minerais e vegetais inconsciente com o contato com a natureza, vista desde o tempo do Brasil Colônia, passando para os principais avanços técnicos científico do mesmo e a ideologia insustentável da necessidade do consumismo ao extremo globalizado contemporâneo...
Educação Ambiental e Políticas Sustentáveis na Comunidade
Neste caso, sendo, por conseguinte, a experimentação e reflexão da Alfabetização Ecológica nessa comunidade, como uma demonstração da realidade socioambiental através de exemplos estratégicos sistemáticos elaborados pelos estudantes acadêmicos e, portanto, uma revolta dos absurdos feita na Mata Atlântica e no seu domínio na área mais oeste da Região do Litoral Norte da Bahia...
...as análises dos variáveis tipos da origem dessa destruição estão encontrada nas formas e construção trabalhista, isto é, nos meios de relacionamento socioespaciais econômicos e financeiros, nos trabalhos de subsistência informal ou formalmente remunerados de atributos não ecológicos, na implantação de indústrias internacionais e nacionais mercenárias, no crescente setor mobiliário e hoteleiro que se aproveitam da péssima educação ambiental...
...à princípio, trouxe como frutos a pequeno prazo, significativas notações críticas nos alunos (alunos da 4ª Série) para superarem os desequilíbrios da realidade em que vivem, ratificando a atual situação e origens dos desmatamentos da Mata Atlântica, pois se baseia numa ignorância e negligência da harmonia social do real desenvolvimento civilizatório e progressista buscado pelas pessoas esclarecida.
Resultados Alcançados e Perspectivas Futuras
Então, a observação da especificidade geográfica da Mata Atlântica com o esse novo paradigma “Visão Ecológica” ou “Ecologia Profunda” alcançará resultados significativos a longo ou médio prazo, pois é considerado com um desafio em paradigma, por causa da forte acomodação da cidadania e a dificuldade de abraçar...
Onde é necessário praticar sucessivamente, isto é, experimentar as boas ações no ambiente (maior contato com a natureza) de forma natural e divertida, para então, crescer a atividade em comunidade de esclarecidos com as futuras tendências de transformações e impactos ambientais...
Conclusão: A Alfabetização Ecológica Como Paradigma de Mudança
Sendo assim, não podemos entender o contexto da mensuração e integração dos problemas globais, regionais e locais enfrentados pela humanidade isoladamente. Mas, sim onde coloca a proposta da alfabetização ecológica como paradigma e, principalmente, como filtradora desses problemas em ascensão...
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- CAPRA, F. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.
Feito por Rafael Brito dos Reis