Você sabe como evitar a insônia?

Você, como muitos dos brasileiros, tem problemas para dormir? Uma noite mal dormida é mais comum do que se imagina! Ter um sono tranquilo e acordar com disposição no dia seguinte pode ser difícil para alguns…

A insônia faz mal à saúde mental e física. Por isso, requer atenção e cuidados. Mesmo com a correria, a alimentação saudável e os exercícios físicos devem fazer parte do seu dia a dia. Irritabilidade e falta de motivação e energia compõem os primeiros sintomas, que com o tempo podem ir se agravando. Quem dorme pouco tem dificuldades de concentração e não consegue aproveitar e absorver tudo o que deveria!

A primeira atitude a se tomar é identificar os fatores que podem estar causando o mal-estar na hora de dormir; em seguida, deve-se procurar a análise de um especialista. Realizar um tratamento é importante, uma vez que a insônia pode aumentar os riscos de doenças cardíacas, infecções, hipertensão e depressão.

Contudo, algumas atitudes bem simples podem evitar esses problemas e garantir uma noite mais tranquila. Primeiramente, o horário de sono deve ser regular: passar muitas noites em claro, “trocando o dia pela noite”, é perigoso, porque o seu organismo pode não se acostumar mais aos horários normais. É importante também manter um ambiente calmo e saudável e ir para a cama apenas na hora de dormir, não fazendo dela um local de trabalho, por exemplo.

É indicado ainda jantar de maneira moderada, comendo alimentos leves e não indo deitar logo em seguida. Além disso, evite consumir bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir, e não exagere nos cafezinhos, refrigerantes ou energéticos. Lembrando que o uso de medicamentos para dormir só é recomendado com base em orientação médica.

Exercícios físicos em horários adequados sempre fazem bem, mas não quando praticados logo antes da hora de dormir. Após o jantar, é aconselhável fazer atividades relaxantes. O principal é não levar problemas para a cama, mantendo a concentração em relaxar a mente e acalmar os pensamentos, afastando-se dos acontecimentos e do estresse sofrido durante o dia.

Com essas dicas você pode descansar durante toda a noite e acordar com muita energia. Já sabe: deixe os problemas para o dia seguinte e bons sonhos!