Voluntariado, um diferencial

Ser voluntario é papel de destaque na sociedade nos dias de hoje, é uma atitude nobre, diferenciada, realista, que assumimos diante dos fatos atuais.

Ao participar de trabalhos ou projetos voluntários, temos a oportunidade de ajudar pessoas, transmitir nossos conhecimentos, compartilhar alegrias, fazer a diferença na vida de alguém, sentir-nos útil. Valem como remuneração a experiência, o aprendizado e as diversas formas de carinho manifestadas em cada rosto e em cada gesto, ali presente.

O voluntariado é um trabalho que se pode escolher como, onde e quando se pode ajudar, tornando–se assim um trabalho agradável, realizado com vontade.

Trabalhar voluntariamente nos dias de hoje, está sendo considerado por empresas como um diferencial no candidato na hora de sua contratação, este está sendo valorizado e reconhecido pelos trabalhos voluntários que efetuou, além de serem experiências que lhe agregaram conhecimentos.

Voluntariado é Cidadania – são os direitos e deveres de poder conviver melhor, com ajuda e respeito mútuo. Um exemplo é a ONG GENAC – Gerenciamento Nacional de Apoio Civil (www.genac.org.br), que vem, através de seus serviços, estabelecendo laços de respeito, união, amizade, solidariedade, generosidade, para conseguir transformar o mundo em uma comunidade mais humana.

Então, participando de projetos sociais, trabalhos voluntários, estamos conscientizando pouco a pouco, a sociedade de que fazer o bem, pensar no próximo, ajudar quando for necessário, só nos traz benefícios, estar envolvido na sociedade de forma participativa, é estar acrescentando, aprendendo e dividindo conhecimentos, com inúmeras pessoas de diferentes, classes, religião, gostos, enfim, é uma via de mão dupla, onde  o aprendizado e as experiências são fundamentais.