Website enquanto ferramenta de Marketing no Segmento Imobiliário

Website enquanto ferramenta de Marketing no Segmento Imobiliário
Estamos na era da informação onde o acesso e a velocidade de transmissão de dados e notícias vem aumentando a cada instante. A Internet tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais, graças as suas características básicas, como o uso e o acesso difundido.

No Brasil o número de internautas superou a marca de 66 milhões, como tempo médio de navegação semanal de 44 horas (superando países como EUA , Austrália e França), segundo pesquisa realizada pelo Ibope Nilsen Online. Não é de se estranhar que 90% dos internautas façam pesquisa em sites antes de efetuar a compra, de acordo com o estudo divulgado pela TNS Research International.

O setor imobiliário também é um dos que cresce na internet. O número de pessoas que pesquisam em sites relacionados ao setor antes de adquirir o tão sonhado imóvel não para de crescer. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope em 2009 sobre as “Tendências imobiliárias na cidade de São Paulo”, as buscas feitas na web por pessoas que estão à procura de imóvel já superam a de anúncios classificados.

Há grandes vantagens de anunciar imóveis pela internet, devido ao baixo custo de captação de clientes, a possibilidade de conversar via chat (diminuindo os custos com ligações), o envio de newsletters com informações mais completas sobre o imóvel, entre outras. Para o cliente o fato de não necessitar se deslocar para visualizar os imóveis, a possibilidade de visualização a qualquer hora do dia e muitas vezes o anonimato, torna a pesquisa de imóveis pela internet algo vantajoso.

Canalizar clientes para o site é apenas o princípio do processo; para conquistá-los e fidelizá-los um bom site é primordial. Manter o site atualizado, ter um corretor a disposição para atendê-los via chat, utilizar o envio de newsletters para mantê-los informados, são tarefas necessárias para obter resultados favoráveis.

A oportunidade de conversar com os clientes em tempo real via chat é uma ferramenta importante no processo de venda e/ou locação de imóveis. Neste caso o corretor deve ser ágil ao responder e sanar as dúvidas dos mesmos. No caso dos e-mails-marketing o tipo de informação enviada deve ser interessante, ao ponto de prender a atenção do cliente e informá-lo sobre algo importante, para que ele, ao desejar concretizar a compra, procure sua imobiliária para realizar negócio, devido ao excelente atendimento online e informações úteis enviadas por e-mail.

A internet é, no mundo globalizado, uma importante ferramenta para agilizar e potencializar processos de compra e venda de imóveis, devido a facilidade de acesso e rapidez no envio e recebimento de informações. Cabe a cada corretor e imobiliária utilizá-la da melhor maneira para aumentar o número de clientes e o interesse dos mesmos, disponibilizando dados necessários e interessantes para fidelização e, posteriormente, fechamento de grandes negócios.

Mais importante do que ter um site é mantê-lo atualizado, aproveitar de todos os recursos oferecidos pelo sistema, manter as pessoas informadas com artigos relacionados ao setor, formar parcerias com troca de links. Enfim, aprimorar a cada dia esta importante ferramenta.

Por: Ana Gizele da Costa
Publicitária/Atendimento ao cliente
villevox Comunicação e Marketing
www.villeimobiliarias.com.br