Saiba como sacar Abono Salarial

Ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, em caixas eletrônicos, nas casas lotéricas, nos correspondentes da Caixa Aqui, na internet… Como será que é o melhor jeito de sacar o abono salarial?

A resposta vai depender de um fator muitíssimo importante: se você tem o Cartão Cidadão. E não é só isso: se você for correntista da Caixa ainda vai ter uma vantagem e vai poder sacar o abono salarial alguns dias antes… Descubra como sacar o seu abono salarial em 2018 ou 2019.

E leve em conta que a regra é seguir o calendário do PIS, divulgado pela Caixa para saber a sua data certa para saque, mas na hora de sacar o abono salarial vão existir diversas formas de você ter o seu dinheiro em mãos.

Abono Salarial – o que é

O abono salarial é um dos benefícios previstos no PIS – Programa de Integração Social, que resulta em um abono que é destinado aos trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas e que pode chegar até 1 salário mínimo.

Para sacar o abono salarial é preciso se atentar a alguns fatores: o valor do abono salarial (que vai depender do tempo trabalhado no último ano), o calendário do PIS (que é divulgado anualmente pela Caixa) e como sacar o abono salarial (descubra nas próximas linhas).

O lado bom de tudo isso é que o trabalhador pode fazer a consulta do PIS de forma online, através do aplicativo Caixa Trabalhador, que pode ser baixado gratuitamente no seu smartphone e fornece todas as informações importantes, como saldo, extrato, saque.

Como Sacar Abono Salarial

É a própria Caixa Econômica Federal que dá o passo a passo para realizar o saque do seu abono salarial: ver o calendário do PIS, separar os documentos que são necessários para isso e ir até o local indicado para sacar o abono salarial.

E saber o local indicado para a realização do saque do abono salarial é simples: quem tem o Cartão Cidadão pode ir até um caixa eletrônico da Caixa, em um correspondente Caixa Aqui ou até mesmo em uma das unidades das casas lotéricas.

Outra forma de sacar o abono salarial é para quem não tem o Cartão Cidadão, sendo que nesse caso é possível ir até uma agência da Caixa portando o seu documento de identificação pessoal com foto e o número do PIS.

Por fim, uma última alternativa para sacar o abono salarial é através do débito em conta, que é uma excelente opção para quem tem conta ativa na Caixa, que pode ser uma conta corrente ou conta poupança.

Saiba como sacar Abono Salarial

Direito ao PIS

A Caixa afirma que para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos obrigatórios pelo programa, como o fato de não receber mais do que 2 salários mínimos na média dos meses do último ano base consultado.

Além do valor, para poder sacar o abono salarial e ter direito ao PIS, é preciso estar cadastrado no programa há 5 anos e ter atuado, ao menos, por 16 dias nesse período. Também é preciso ter todos os dados cadastrados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Da redação