DIVERSIDADE: instrumento de desenvolvimento da sociedade.
Nós dois lemos a BĆblia dia e noite, mas tu lĆŖs negro onde eu leio branco
William Blake
As polĆticas que favorecem a inclusĆ£o e a participação de todos os cidadĆ£os garantem a coesĆ£o social, a vitalidade da sociedade civil e a paz duradoura. O Brasil Ć© formado por diversas cores, oriundas de todas as regiƵes do mundo e a combinação de diferentes povos e culturas faz parte das caracterĆsticas da população brasileira. Possui um sistema polĆtico que proporciona liberdade individual e oportunidades de ascensĆ£o social. A Constituição brasileira de 1988 prevĆŖ: todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
Apesar dos inĆŗmeros avanƧos sociais e econĆ“micos obtidos nos Ćŗltimos anos, a cidade do Rio de Janeiro Ć© dominada hĆ” muito tempo pelos narcotraficantes, como se fossem um poder paralelo ao Estado. A diversidade social da cidade criou as condiƧƵes para o estabelecimento da engrenagem do crime: a classe mĆ©dia alta Ć© o grande mercado consumidor da droga, vendida por pobres favelados, com a devida complacĆŖncia das autoridades. Muitas vezes esses brasileiros nĆ£o tĆŖm opção de estudar, ao mesmo tempo em que se vĆŖem sob o domĆnio dos bandidos, donos dos territórios em que residem. Por falta de opƧƵes de trabalho digno, ameaƧas do crime organizado, medo e lucros extraordinĆ”rios, passam a fazer parte dessa engrenagem ilegal, da qual raramente saem com vida.
Em paĆses onde prevalece o poder polĆtico autocrĆ”tico, como Cuba e CorĆ©ia do Norte, por exemplo, os mandatĆ”rios sĆ£o cultuados como verdadeiros deuses. Utilizam-se de todo aparato de poder estatal para restringir as liberdades individuais, por vezes com o uso da forƧa; ditam as regras do modo de viver, como se toda a população fosse Ćŗnica, homogĆŖnea e manipulĆ”vel. As pessoas ficam sufocadas em sua criatividade e vivem como bandos de animais adestrados, sem chances de, por mĆ©ritos próprios, alƧar vĆ“os próprios.
PaĆses asiĆ”ticos como a Ćndia, por exemplo, tem por hĆ”bito cultuar animais como entes sagrados, algo estranho para os padrƵes e hĆ”bitos ocidentais. O maior valor de muitas dessas sociedades estĆ” na cultura religiosa, muitas vezes de carĆ”ter extremista e fundamentalista como no IrĆ£. Essas comunidades acabam por isolar-se do mundo,Ā atrasam seu desenvolvimento, mas nem por isso devem ser discriminadas por suas crenƧas e sim serem aceitas como sĆ£o, caso entendam ser esta a melhor forma de viver.
As sociedades que tem maior desenvolvimento econĆ“mico, social e cultural tĆŖm, conseqüentemente, indivĆduos mais participantes, mais cientes de seus direitos e deveres, mais atuantes, mais coesos. Quanto mais redes, grupos e movimentos sociais trocando informaƧƵes e dialogando com as comunidades, mais rica, transparente, preparada e feliz Ć© uma sociedade. Os paĆses escandinavos como Noruega, SuĆ©cia e FinlĆ¢ndia, atingiram um estĆ”gio tal de desenvolvimento humano, que podem se dar ao luxo de optar por estagnar qualquer proposta deĀ crescimento econĆ“mico que cause dano ao seu bem estar e qualidade de vida, ora invejĆ”veis.
Por certo, indivĆduos pertencentes a classes sociais mais elevadas e que tenham recebido sólida formação moral e educacional possuem mais chances de escalar degraus mais altos em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isto nĆ£o significa que os que nascem pobres e em ambientes que podem ser hostis Ć sua formação, nĆ£o tenham chances de se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Uma sĆ©rie de fatores influencia os caminhos do ser humano ao longo de sua vida, desde o paĆs onde nasce, sua classe social, a educação que recebe de sua famĆlia, as caracterĆsticas das pessoas de seu cĆrculo de amizades, mas, principalmente, as escolhas que irĆ” fazer ao longo de sua vida. Tudo pode influenciar de forma positiva ou negativa o futuro de alguĆ©m, mas Ć medida que se respeite as diferentes opƧƵes de vida de cada um, desde que dentro da legalidade, hĆ” mais chances de se obter sucesso duradouro.
O mundo globalizado e sem fronteiras deve caminhar para o entendimento das diversidades de cada povo, aprender a conviver com elasĀ e incorporar esse imenso cabedal de conhecimento a favor do e desenvolvimento de alternativas para uma convivĆŖncia cada vez mais pacĆfica dos povos, em busca de qualidade de vida e paz. Deve-se apresentar ao ser humano todos os caminhos do bem para que faƧa as escolhas que melhor lhe aprouver, sempre respeitando e convivendo em harmonia com os que escolherem outras estradas.