Museus e memoriais de Curitiba

Curitiba, capital do Paraná, é famosa graças ao alto nível de qualidade de vida que oferece aos seus moradores e graças à atenção que dispensa ao turismo, ao entretenimento e, em especial, à arte e à cultura.

Dentre as atrações preferidas pelos turistas, é possível destacar os museus e memoriais, que despertam o interesse de pessoas que querem aprender mais sobre história e se aproximar da cultura curitibana e brasileira. As principais opções são:

Museu da Gravura – Inaugurado em 1989, o Museu da Gravura possui um acervo de cinco mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Entre as principais coleções, estão os nomes de Picasso, Louise Borgeois, Brice Marden, Kiki Smith, Poty Lazzaroto e Denise Roman. Além disso, o museu promove, ao longo do ano, exposições temporárias de artistas brasileiros e estrangeiros que se expressam nas mais diversas técnicas de gravura.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Desde 1970, o museu realiza o evento Salão Paranaense, cuja ideia principal é debater e discutir a arte brasileira contemporânea. Atualmente, o museu tem cerca de 1500 obras de artistas visuais do país, abrangendo pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, objetos, tapeçaria, colagem e vídeos.

Museu da Imagem e do Som – O MIS é o segundo museu mais antigo do país e tem como principal função preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. Ali, é possível encontrar um acervo de discos, fitas de áudio, filmes, fotografia e publicações relacionadas. O museu possui um acervo com mais de um milhão de itens, como discos de vinil, fotografias, negativos fotográficos, depoimentos, fitas cassetes, documentos, filmes e mais de cem equipamentos, como rádios, vitrolas, câmeras fotográficas, projetores e uma biblioteca com mais de dois mil itens, como livros relacionados a música, cinema e teatro.

Memorial de Curitiba – Idealizado para comemorar os 300 anos de Curitiba, o Memorial foi projetado todo em linhas modernas, com vigas metálicas, cobertura e laterais de vidro, o que cria um contraste entre a estrutura do local e as centenárias obras ali expostas e que fazem parte da história de Curitiba. Inaugurado em 1996, o Memorial é um espaço moderno, pensado para ser palco de manifestações culturais múltiplas, como exposições e apresentações cênicas e musicais.

Muitos desses museus estão localizados em áreas privilegiadas, no centro da cidade ou em bairros onde estão os principais hoteis de Curitiba, o que facilita o acesso a esses e outros pontos turísticos da capital paranaense.