O Lúdico no Ensino da Matemática

AUTORA: ANGELA CRISTINA SIGARINE

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RESUMO

O presente artigo tem como objetivo  ressaltar  a  importância do lúdico  no  ensino de  matemática, que tem sua origem na palavra “ludus”, de acordo com pesquisas em psicomotricidade, a palavra deixou de ser    considerado   apenas  o  sentido de  jogo, pois o  lúdico  faz  parte  da  atividade  humana  a  caracteriza-se  por  ser  espontâneo  funcional  e satisfatório, pois  na  sua  prática  não  importa  somente  o  resultado, mas  a  ação e  o  movimento  vivenciado.

O objetivo deste artigo é de analisar os jogos e brincadeiras relacionados ao  ensino  da  matemática  na  Educação   Infantil   e  do  primeiro  ciclo, e  propiciar  uma  reflexão  sobre a  importância  da  atividade  lúdica  no  desenvolvimento  da  criança  e  para  o  ensino da  matemática,  de  forma  a  tomar  o  ensino–aprendizagem  prazeroso  e  de  resultados.

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PALAVRA-CHAVE: Jogos, Brincadeiras, Matemática.

INTRODUÇÃO

É Função da Educação Infantil é promover o desenvolvimento global da criança; para  tanto é preciso considerar os conhecimentos que ele já  possui, e proporcionando a  criança vivenciar seu mundo, explorando, respeitando, reconstruindo.

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O lúdico na Educação Infantil tem por finalidade promover a interação social, o  desenvolvimento  das  habilidades  físicas  e  intelectuais dos  alunos  de forma  a facilitar  o convívio  em  grupos,  oportunizando  trocas  de idéias (aprender  a  ouvir), regras  de  convívio   em grupos  através  de jogos  variados  e  de  forma  ordenada.

Segundo Nunes (2003), através do lúdico o ato de ensinar não fica preso a um único  método para o  desenvolvimento do processo pedagógico. As atividades podem variar desde exposições dirigidas até as atividades de participação exploratória, mas há pontos  comuns intrinsecamente ligados como o interesse, a motivação e a participação  ativa do  aluno. A  educação lúdica integra  uma teoria  profunda e uma prática  atuante, em  sua teoria  além de explorar as relações múltiplas do ser humano em  seu  contexto histórico, social, cultural e psicológico,  oferece  uma prática  baseada  num  ambiente  natural  da  criança, isto é, através de jogos, brinquedos e brincadeiras.

Segundo Paulo Freire (1977), o jogo busca apropriar-se dos conhecimentos que exige disciplina intelectual e que toda ação educativa deve promover a pessoa sua relação com o mundo. Com objetivo transformá-lo, ninguém terá uma realidade futura feliz senão tiver  no presente uma alegria real.

Diante desse pressuposto a Educação Infantil, que visa á construção de relações mais justa e humana tem que respeitar a fase e o interesse da criança. Portanto a Educação Infantil   transformadora é aquela que valoriza o jogo, os brinquedos e as brincadeiras como forma  da criança reconstruir a sua relação com o mundo e rever os seus conceitos.

Almeida (2003), afirma que ao  brincar  represente  suas  vivencias,  mais   também demonstra  suas  necessidades  e  desejos: O  mundo  do  brinquedo  é  um  composto, que  representa  o  apego, a  imitação,  a  representação    e  não  aparece  simplesmente  como  uma   exigência  de  vida,  mas  faz  parte  da  vontade  de  crescer  e  desenvolver. A  matemática  trabalhada  de  forma  lúdica  é  de  fundamental  importância, pois  oferece  a  criança  autonomia  em  suas  decisões tomando-a  produtora  de conhecimento  e não  executora  de  instruções.

A matemática é um dos integrantes do universo da criança onde aprende  a contagem  e  a operação utilizando recursos  próprios  para resolver problemas do cotidiano. Neste  processo evoluem de representações pictóricas para representações, simbólicas, aproximando-se progressivamente das representações matemáticas. Kishimoto (1994), cita vários autores que propõem ou utilizam os jogos nas diversas áreas do conhecimento  escolar. Porém é fundamental que o jogo seja empregado com embasamento  científico  para  não  decorrer  em  falhas  que  na  verdade  não  contribuam  só  deturpem   esta  ferramenta  tão  rica  que  é  o  jogo.

Ela ainda faz uma ampla  revisão  bibliográfica   sobre  a  importância do  uso  dos jogos  e brincadeiras  para  o  ensino-aprendizagem  da  matemática  e  dentre  muitos  se destacam  os  teóricos  como  Piaget, Vygotsky, Bruner e Wallon que definitivamente  marcam  as   novas  propostas   de  ensino  em  bases  mais  científicas. Pois  segundo  seus  estudos, os jogos  têm  importância  fundamental  para  o desenvolvimento  físico  e  mental  da  criança,  auxiliando   na  construção  do  conhecimento  e  na  socialização.

É recente a consciência  de que o  individuo  não  aprende  apenas  repetind informações  mais  sim  através  de  um  aprendizado  de  significado, pois  só assim  se  produz  conhecimento, e tão  recente  quando é o fato de que precisamos olhar para a criança  como criança que é tratá-la  como  tal,  logo  nosso  linguajar  deve estar a  altura  da sua  compreensão,  só  assim faremos  progresso significativo  na Educação  Infantil  Brasileira, principalmente tocante  à  matemática.

Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através  das  atividades  lúdicas, a criança  forma  conceitos, relaciona  idéias,  estabelece  relações  lógicas, desenvolve  a  expressão  oral  e corporal,  reforça  habilidades  sociais,  reduz  a   agressividade,  integra-se  na  sociedade  e constrói  seu  próprio  conhecimento. Com os  jogos  a  criança desenvolve potencialidades, ela  compara, analisa, nomeia, meda,  associa,  calcula,  classifica,  compõe,  conceitua, possibilitando  a  criança a  desenvolver  sua inteligência,  sua  sensibilidades,  habilidades  e criatividade, além  de aprender  a  socializar-se  com  outras  crianças  e com  os  adultos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Jogar é uma atividade natural do ser humano  ao  brincar e  jogar,  a criança  fica   tão  envolvida com que  está fazendo, que  coloca  na  ação  seu  sentimento e  ação. O jogo, assim como a atividade artística, é um elo integrador  entre  os  aspectos  motores, cognitivos, afetivos e sociais.

Portanto advém dessas características do lúdico (jogos e brincadeiras) ferramentas  preciosas  para  ensinar  as  crianças  a tão  temida  matemática. Já que partimos que  a criança  ordena  o  mundo  a  sua  volta, assimilando experiências e informações e, sobretudo,incorporando  atividades.

Pois através da nova metodologia  o ensino  da  matemática  se  torna prazerosa  e  eficiente, propiciando  uma  situação  favorável ao conhecimento e incentivando o aluno a redescobrirem  uma nova  prática  de  aprendizagem.

Enfim, inserir o Lúdico no ensino da matemática eliminará o velho estigma  de “bicho-papão”, para defini matemática.

FONTES E REFERÊNCIAS

  • ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica Técnicas  e  Jogos  Pedagógicos. Edições Loyola 2003.11ª Ed. São Paulo-SP
  • ARANÃO, Ivana  Valéria  Denófrio. A Matemática através de brincadeira e jogos. 2ª  Ed. Campinas- SP: Papirus, 1997.
  • HISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação -São  Paulo, SP: Cortez Editora, 2000.
  • BRASIL. Referencial curricular para a Educação Infantil. V. 1,Brasília: MEC/SEF, 1989.
  • WALLON, Henri. As  origens  do  pensamento  na  criança. São  Paulo: Manole, 1989.
  • VIGOTSKY, Lev.Pensamento  e  Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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