O que Todo Administrador Financeiro Deveria Fazer para não Abreviar uma Falência

Qualquer empresário deve ficar atento para o fluxo de caixa de sua empresa. O fluxo de caixa na maior parte dos casos tem por função dominar a entrada e saídas dos recursos financeiros. Pagamentos, recebimentos e saldos são informações referentes que o movimento de caixa apresenta para o empresário. E quase sempre o fluxo se encarrega de revelar informações sobre contas já executada e também as pendentes.

Muitos concordam que fluxo de caixa bom é movimento de caixa atualizado. Isto quer dizer que sempre haverá um bom tráfego de informações. Mas tais informações devem ser colocadas de uma forma que sejam estruturadas constantemente e acumulando dia após dia. O histórico do fluxo de caixa vai sempre se acumulando. O segredo é manter tudo bem detalhado. A pessoa deve estar informando, no decorrer dos dias, os saldos, pagamentos, entre outros. na maioria das vezes quando o saldo acumulado ficar abaixo de zero, esta situação se torna meio óbvia. Por que? Você está gastando mais do que seu caixa permite.

Preste atenção nos itens abaixo. As razões podem ser:

– Você tem oferecido um prazo bastante grande para seus clientes pagarem. contudo seus fornecedores não são tão bonzinhos e o prazo para você quitar é curto. Isso quase sempre acaba com o caixa.

– Em épocas especiais você pode precisar investir mais no estoque, o que quase sempre acaba com o fluxo de caixa.

– O preço gasto no estoque foi mal calculado e sua empresa comprou demais. O giro de estoque não acompanhou as compras.

– Houve um alto desembolso com o pagamento de salários (como no fim-do-ano, por exemplo).

– O fluxo da empresa pode estar negativo devido aos juros cobrados pelo banco, seja por empréstimo, taxas, desconto de cheques, etc.

Obviamente o dirigente da empresa deve ficar atento a isso, porém há a situação ideal, que é ter o saldo acima de zero. Quando o fluxo de caixa está acima de zero, a empresa está pagando tudo em dia. Ou pelo menos, tem dinheiro para isso. Aí a empresa faz exatamente o contrário dos pontos listados acima. O que é bom para ela.

Concluindo…

O fluxo de caixa é usado para equilibrar as contas da empresa. Pode-se adiantar pagamentos ou atrasar recebimentos, sempre buscando a saúde financeira do movimento. Portanto, atenção. Lembre-se sempre de manter seu caixa organizado.

Gerencie suas contas a pagar com o Organizze: http://www.organizze.com.br