Rio, a capital do Equador

De 20 a 22 de outubro, um dos raros países sul-americanos que não faz fronteira com o Brasil trouxe, para a 38ª edição da Feira das Américas, em plena capital fluminense, destinos irresistíveis, naturais e confortabilíssimos como Quito, Guaiaquil e Galápagos.

Cinco agências de turismo equatorianas participaram, de quarta (20/10) a sexta-feira (22/10), do maior congresso turístico do Brasil, a Feira das Américas. O evento, que movimentou expositores e visitantes de toda a cadeia produtiva do continente, aconteceu das 13h às 19h, no Riocentro, no Rio de Janeiro-RJ.

De acordo com a empresa organizadora (ABAV), a edição deste ano atraiu, nos mais de 17 mil m2 de espaço disponível, pelo menos 24 mil visitas e 737 exposições de 48 países diferentes. A penúltima, por exemplo, teve, ao todo, uma área livre de 16,7 mil m2, além de 21 mil visitantes e 703 expositores de 42 países. Já a próxima, em 2011, vai apostar na internacionalização do Brasil para bater esse recorde.

Sobre a ABAV

Anualmente, os profissionais de turismo se reúnem para trocar informações, apresentar lançamentos e conhecer as principais tendências do expansivo mercado de viagens americano. No Brasil, esse encontro é promovido pela melhor categoria desse setor no país, a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), responsável por ações que, há 50 anos, contribuem com o engrandecimento do turismo nacional.

Uma delas é a Feira das Américas, cuja primeira edição aconteceu em 1974, no Guarujá-SP. Em 2004, fixou-se no Rio de Janeiro-RJ e,  aos poucos, tornou-se a mais importante do continente. Desde 2009, tem, como parceira, a produtora multinacional Reed Exhibitions Alcantara Machado. Não é aberta ao público geral, menores de 18 são proibidos e, para participar, é preciso se inscrever ou se cadastrar antes, pelo site.

Sobre o Equador

Quito, a capital do Equador, fica na Cordilheira dos Andes, a 2.800 m de altura, foi fundada pelos espanhóis, no século XVI, e também tombada, pela Unesco, como patrimônio cultural da humanidade. Quatro vulcões (Pichincha, Cotopaxi, Antizana e Cayambe) rodeiam as três zonas em que, hoje em dia, a cidade está dividida: no centro, as partes antiga e artística; no norte, a moderna; e, no sul, a juvenil.

Já o arquipélago de Galápagos está no Oceano Pacífico, a quase 1000 km da costa equatoriana. É uma das maiores reservas marinhas do mundo e já foi tombado pela Unesco como patrimônio natural da humanidade. Em 1831, foi visitado pelo naturalista britânico Charles Darwin, intrigado a pesquisar tanto a riqueza quanto a diversidade das espécies de lá, cujo símbolo máximo é a tartaruga terrestre gigante.

Leões marinhos, iguanas-marinhas e atobás-de-pés-azuis também habitam esse verdadeiro santuário ecológico de praias cobertas por pedras negras que pontilham desde as areias brancas até o mar transparente. Não à toa, as leis de proteção são rigorosas: visitas, só com guias licenciados e, para entrar, cobra-se uma taxa simbólica de preservação da natureza. Para passeios, a época ideal é de junho a novembro.

E Guaiaquil, a cidade mais populosa do Equador, fica na margem ocidental do rio de Guayas, a aproximadamente 250 km a sudoeste da capital. Seus portos fluvial e marítimo atendem não só a 47% das exportações, mas também a 73% das importações do país. Neles chegam, diariamente, embarcações de todos os cantos do mundo. Além da pesca, outra atividade básica da economia guaiaquilenha é a manufatura.

As agências de turismo equatorianas que expuseram na Feira das Américas 2010:


  • Lumabeda Tours / Hotel Chatham Galápagos

www.hotelchathamgalapagos.com

  • Galápagos Sub-Aqua

www.galapagos-sub-aqua.com

  • Wreck Bay Diving Center

www.wreckbay.com

  • Transporte Marítimo de Turismo

www.angermeyercruises.com

  • Daphne Cruises

www.daphnecruises.com

Escritório Comercial do Equador

Rua Funchal, nº 411

Itaim Bibi – São Paulo/SP

11. 2769-7828 / 2768-7828

www.mmrree.gob.ec

ocecusaopaulo@mmrree.gov.ec

Agência Brazil Comunicação

11. 3227-5578 / 3227-2179

www.agenciabrazil.com

atendimento@agenciabrazil.com