Saiba mais sobre as novelas da globo

O país do samba vem a ser conhecido mundialmente pelas suas ótimas novelas. A 1ª telenovela que surgiu nas telinhas foi Sua Vida me Pertence, do então canal Tupi. Desde então, com o avanço da tecnologia e o aumento da vivência dos atores, produtores e escritores, o ramo de produção de novelas tem evoluído muito.

As tramas começaram a tratar de questões polêmicas e importantes visando a sociedade tais como preconceitos raciais, de opção sexual, problemas de saúde, desaparecimento de crianças, dependência de drogas, dentre outros problemas sociais. Apesar disso, as novelas sempre contam com um grupo de excelentes atores e atrizes e ilustram lugares diferentes como por exemplo variadas regiões do nosso país e do mundo. Dessa forma, as histórias conquistam a atenção, envolvem os telespectadores, que lêem com frequência o resumo das novelas publicados em jornais e revistas.

Ao longo dos mais de cinquenta anos de teledramaturgia, inúmeras telenovelas ficaram conhecidas na história do povo brasileiro. Dentre elas, é importante sobressair Roque Santeiro, Explode Coração, Mulheres de Areia, dentre muitas outras.

Considerando os últimos 3 anos, as telenovelas que mais prenderam a audiência das pessoas foram:

Caras && Bocas (2009): relatou a narrativa de paixão do casal Gabriel (Malvino Salvador) e Dafne (interpretada por Flávia Alessandra), que passaram por obstáculos por causa do diferente nível social a que eles pertenciam. A novela também chamou atenção porque tinha como parte do elenco um macaco o qual fugiu do cativeiro e foi criado por um adolescente.

Viver a Vida (2009): contou a narrativa de uma modelo renomada chamada Helena (Taís Araujo) que se casou com Marcos (interpretado por José Mayer), um cara mais velho e infiel. A filha de Marcos, Luciana (interpretada por Alinne Moraes) sofreu um grave acidente e ficou tetraplégica. O enredo deu ênfase nas dificuldades que alguém tetraplégica enfrenta e mostrou que é viável viver bem mesmo estando em uma cadeira de rodas.

Ti Ti Ti (ano de 2010): remake da versão veiculada no ano de 1985, relata com bastante humor a narrativa de 2 alfaiates inimigos os quais disputam popularidade e possuem sonhos com notoriedade.

Já em 2011, a telenovela que fez mais êxito foi Cordel Encantado que trouxe a tona outra vez o amor verdadeiro, o humor puro e um enredo bem planejado. Conta a narrativa de uma princesa de um povoado longíquo que foi abandonada pela mãe no sertão brasileiro e se apaixonou desde nova por um descendente de cangaceiro.

No momento é a novela Fina Estampa que quebra recordes de audiência. A personagem principal chamada Griselda, interpretada pela experiente Lílian Cabral consegue emocionar os telespectadores com sua estória sofrida de mãe viúva e trabalhadora.