A armadilha das parcelas baixas e taxa de juros

Hoje em dia a facilidade de crédito e empréstimo pessoal pode enganar os consumidores que não possuem uma boa base em matemática, principalmente pelo mal entendimento das taxas de juros e do seu funcionamento a longo prazo.

Um bom entendimento de assuntos básicos de matemática que faz parte do ensino fundamental, como por exemplo juros simples, é de fundamental importância para a vida toda.

Sabendo a taxa de juros cobrada pela instituição financeira e o prazo que você pretende financiar em meses é fácil calcular as parcelas e o valor total do financiamento. Isso pode ajudar muito os consumidores antes de fechar um financiamento. Existem vários simuladores online na web, um deles é o simulador de empréstimo.

Lembre-se que quanto maior o prazo de financiamento, mais juros você pagará no final.

Pesquise sempre a menor taxa de juros cobrada pelas financeiras, NUNCA pesquise pelo valor da parcela cobrada, a não ser que você saiba exatamente que essa parcela é realmente o valor final que irá ser cobrado.

Por exemplo, se o vendedor lhe passar uma parcela de R$100,00 certifique-se que nesse valor todos os encargos estão inseridos, para não ter surpresa ao assinar o contrato.

O simulador de crédito pode lhe ajudar a ter uma noção do valor das parcelas para uma certa taxa de juros. Nesse cálculo não estão inseridos outros encargos como IOF, taxa de abertura de crédito, etc.

Esse simulador de crédito pessoal é válido para qualquer financiamento onde as parcelas são pré fixadas como por exemplo: crédito pessoal, empréstimos para aposentados, empréstimos consignados, crédito de veículos.

Existem hoje no mercado inumeras instituições financeiras que oferecem crédito rápido e fácil. Preste muita atenção na taxa de juros cobrada, principalmente quando não é exigido documentos que comprovem renda e quando não é necessário checar restrições no sistema financeiro. Nesse caso tudo tem seu preço e o preço será uma altíssima taxa de juros. Mesmo que a parcela do empréstimo fique acessível ao seu bolso, pesquise sempre no mínimo em três instituições diferentes e compare com o que os bancos oficiais estão cobrando.

Proteja seu bolso e cuidado com crédito fácil e rápido e não olhe apenas para as parcelas mensais e sim para a taxa de juros mensal!