A televisão e o cinema no Brasil

A televisão é o maior meio de comunicação e entretenimento entre os brasileiros. No início ter um aparelho de TV era luxo, era algo muito caro. Atualmente todas as casas têm pelo menos uma televisão, geralmente têm várias (uma na sala, outras em cada quarto). A programação dos canais de TV acaba sendo a principal fonte de cultura, informação e lazer para maioria das pessoas.

Outra fonte de entretenimento até parecida com a televisão em certos aspectos, porém com alcance menor é o cinema. A programação dos cinemas são os filmes e dá mesma forma podem ser culturais ou só por lazer. Só que cinema não se tem em casa e mesmo cidades inteiras podem não ter uma sala de cinema. São instalações grandes e caras, e se o público da região for pequeno não conseguirá freqüentar o suficiente para manter o custo de ter tudo em funcionamento.

No entanto antigamente, enquanto as TVs eram raras, se encontrava um cinema a cada esquina. Daí pode-se deduzir que durante o processo de evolução das duas áreas a TV roubou o público do cinema, com telas cada vez maiores e com melhor qualidade de imagem.