Alfabetização por Meio de Projetos

O objetivo deste artigo  e contribuir com a aprendizagem através de projetos.

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Trabalhar com projeto na alfabetização é um desafio que proporciona satisfação ao educador,particularmente aquele que comprometido com seu trabalho e o faz com amor,fundamental para se alcançar um processo de ensino aprendizagem eficaz.

O trabalho pedagógico com ênfase na área dede linguagens inclui e possibilita a socialização, o início desse processo no 1º ano,apresenta muitas dificuldades, nesta fase temos que lidar com classes heterogenias em vários sentidos: tipos de experiências das crianças,variações de linguagem,locais de origem,situações socioeconômica,valores e costumes.Algumas dessas dificuldades podem ser sanadas  com atividades trabalhadas em grupos,a partir de uma efetiva interação dos alunos entre si e com o professor o que implica muito amor e diálogo.

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Os professores sabem bem o quanto isto é verdade,se não conquistarmos a confiança da criança, se ela não se sentir segura e amada quase ou nada se consegue.

Portanto,a interação com base no afeto e no respeito,deve construir o ponto de partida para a alfabetização.

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A opção em trabalhar  de com projetos tem nos revelado o quanto os processos de ação ,representação,tomada de consciência podem ser ampliados e quando se pode atuar pedagogicamente

No limiar superior da aprendizagem.

Visto que os projetos caminham conforme os interesses das crianças e a disponibilidade de recursos que a escola e a comunidade oferecem.

Mas o que são projetos de trabalho e como trabalhar com eles?

Projetar é planejar intencionalmente um conjunto de ações com vista ao atingimento  de um ou mas fins.A idéia central da pedagogia de projetos é articular  os saberes escolares com os saberes sociais, de maneira que, ao estudar,o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado. O aluno que compreende o valor do que está aprendendo,desenvolve uma postura indispensável:a necessidade de aprendizagem.Assim o professor planeja as atividades educativas a partir de propostas de desenvolvimento de projetos,com caráter de ações ou realizações com objetivos concretos e reais.

A metodologia  de projetos atinge,assim,diversos pressupostos da aprendizagem:partir de uma visão sincrética do assunto,passar por uma etapa analítica e fechar com uma visão sintética do problema estudando;proporcionar experiências de contato,de uso e de análise das informações acessadas; partir de situações propostas pela prática,questioná-la e ampliá-la á luz da teoria e retornar  á prática a fim de intervir na realidade,transformando-a; trabalhar objetivos relativo ao saber,ao saber fazer e ao saber ser.

As etapas do trabalho devem ser planejadas pelo professor e negociadas com as crianças para que essas possam acompanhar e participar  ativamente de todo o processo,dando sugestões,questionando,buscando soluções,fontes de informações e até mesmo avaliando.

Ao professor cabe a mediação de cada momento do processo por meio de planejamento e organização de propostas (de ação,representação e tomada de consciência),pesquisa de fontes para subsidiar o trabalho,conhecimento dos conteúdos,observação e reflexão sobre os objetivos que devem ser necessariamente trabalhados,registros das conquistas das crianças,etc.

Trabalhar com projetos  é uma forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses e preocupações das crianças, aos problemas emergentes na sociedade em que vivemos e as questões culturais do grupo.Os projetos vão além do currículo,pois os temas eleitos podem ser explorados de forma ampla e interdisciplinar, o que implica pesquisa,busca de informações,experiências de primeira mão,tais como visitas e entrevistas,além de possibilitarem a realização de inúmeras atividades de organização e de registros, feitas individualmente em pequenas grupos ou com a participação de toda turma.

Os projetos valorizam o trabalho e a função do professor que,em vez de ser  alguém que produz ou adapta o que está nos livros didáticos e nos seus manuais, passa a ser um pesquisador do seu próprio trabalho. O professor torna-se alguém que também busca informações sobre o tema eleito,incentiva a curiosidade e a criatividade do grupo e, sobretudo entende as crianças como sujeitos que têm uma história e que participam ativamente do mundo construindo e reconstruindo a cultura na qual estão imersos.

Ao se tornar mais atento ao que surge do grupo, o professor amplia o diálogo com as crianças e se torna importante na busca, na organização e na mediação dos conhecimentos.A procura de todos por respostas ás questões que  surgem o grupo mobiliza e torna a aprendizagem um desafio coletivo, e a escola pode ser um espaço de busca,  de reflexão que se vale de fontes e áreas de conhecimentos diversas para entender um fenômeno natural, cultural e social.

Lugar onde as diferentes linguagens assumem grande importância,pois são as ferramentas necessárias para ler,entender,interpretar e dizer o mundo; o mas importante é que os projetos exigem cooperação,interesses,curiosidade,pesquisa coletiva em diferentes fontes,registros do que está sendo pesquisado como fotografias,desenhos,pinturas,colagens,maquetes,instalações,teatro,

Dramatização,etc.E os mais variados tipos de texto escritos.

O trabalho com projetos,por abordar um determinado assunto de forma contextualizado,amplia consideravelmente a gama de conhecimentos que podem ser ancoradas ao tema eleito,permitindo a interdisciplinariedade e a transversabilidade,além da inserção da educação de forma ampla na cultura.

Quando compreendidos de forma dinâmica os projetos podem se tornar apostas coletivas de amplificação cultural.

Vale lembrar que o trabalho com projeto torne-se eficaz quando articulado com a proposta pedagógica da escola e com uma reflexão coletiva dos professores onde serão estabelecidas as finalidades do trabalho.

Palavra chave: Aprendizagem,imaginação,ser,fazer,concretizar,leitura.