O objetivo deste artigo é relatar que no mundo lúdico a criança encontra equilíbrio entre o real e o imaginário.
O ensino aprendizagem é aquele que se preocupa não só com as mudanças tecnológicas e comportamentais,mas também com o desempenho do professor e do aluno nesse processo. É portanto um desafio para quem deseja estimular á aprendizagem e através de novas estratégias educacionais.
Levando-se em conta que ensinar através do lúdico mostra á importância do aprendizado prazeroso, de maneira agradável e interativa possibilitando todo o resgate o brincar enquanto estimulo maior do desejo de compartilhar, interagir e socializar e aprender.
Segundo Freud (1896-1967), ‘‘o individuo aprende o pegar,o manejar,através de materiais manipuláveis,socializando se melhor,podendo assim ter um aprendizado,desenvolvendo o conhecimento e uma interação com o material manipulado interagindo como se social’’.
O momento de introduzir o jogo deve ser estudado cuidadosamente, pois o educador deverá respeitar o limite de cada educando, assim ao apresentar uma atividade que não esteja de acordo com intelectual do educando poderá provocar frustração trazendo desinteresse pela mesma.
O papel do docente é facilitar a interação de todos com harmonia estimulando aos mesmos prazer, desafio e um aprendizado de qualidade.
Piaget e Vygotsky tem sido referências básicas na área educacional e deram destaques em seus estudos ,as propostas de ensino em bases mais Cientificas.
Palavras chave: Aprendizagem, educação, socialização, cuidado, jogos, brincadeiras.