Ensinar e Aprender, uma troca prazerosa através do lúdico

 

O objetivo deste artigo é relatar que no mundo lúdico a criança encontra equilíbrio entre o real e o imaginário.

O ensino aprendizagem é aquele que se preocupa não só com as mudanças tecnológicas e comportamentais,mas também com o desempenho do professor e do aluno nesse processo.É,portanto um desafio para quem deseja estimular á aprendizagem e através de novas estratégias educacionais.

Levando-se em conta que ensinar através do lúdico mostra á

Importância do aprendizado prazeroso, de maneira agradável e interativa possibilitando todo o resgate o brincar enquanto estimulo maior do desejo de compartilhar,interagir e socializar e aprender.

Segundo Freud(1896-1967), ‘’o individuo aprende o pegar,o manejar,através de materiais manipuláveis,socializando se melhor,podendo assim ter um aprendizado,desenvolvendo o conhecimento e uma interação com o material manipulado interagindo como se social’’

Através de jogos é possível aprender aspectos importantes da constituição psíquica de uma criança assim seu nível de desenvolvimento social e cognitivo,nesse sentido,o jogo pode ser utilizado tanto no diagnostico psicopedagogico quanto recursos para posterior intervenção psicopedagocica. O jogo favorece a analise de processo de utilizados pelo aluno(criança ou mesmo adulto) e das relações que se estabelece com o outro e com as regras que são pré estabelecidas.

O momento de introduzir o jogo deve ser estudado  cuidadosamente,pois o educador deverá respeitar o limite de cada educando,assim ao apresentar uma atividade que não esteja de acordo com intelectual do educando poderá provocar   frustração trazendo desinteresse pela mesma.

O papel do docente é facilitar a interação de todos com harmonia estimulando aos mesmos prazer, desafio e um aprendizado de qualidade.

Muitos teóricos e estudiosos destacam a importância do lúdico na aprendizagem.Piaget e Vygotsky tem sido referências básicas na área educacional e deram destaques em seus estudos ,as propostas de ensino em bases mais Cientificas.

Segundo seus estudos os jogos têm importância fundamental para o desenvolvimento,físico e mental da criança auxiliando a na construção do seu conhecimento e na socialização do meio em que é inserido.

Palavras chave : Aprendizagem,educação,socialização,cuidado,jogos,brincadeiras.