Amor ao Irmão – Uma Carta

CARÍSSIMOS IRMÃOS, CARÍSSIMAS IRMÃS!

Dêsde a tradução da Vulgata, textos do Antigo e Novo Testamento escritos em grego e hebráico que deram origem a Bíblia Sagrada, tradução essa feita pelo padre croata Eusébio Sofrônio no ano 426 d.c., posteriormente canonizado pelo Vaticano com o nome de São Jerônimo, que o mandamento bíblico acima vem sendo interpretado de formas diferentes, muitas das vezes conscientemente distorcido a fim de atender interesses nada sagrados, o que não diminuie, ainda bem, a seriedade com a qual os que verdadeiramente buscam a Deus se obrigam a interpreta-lo. Equivocadamente o ser humano pensa ter-se apoderado de Deus, modificado e rotulado-o segundo suas convicções e interesses, porém, não sendo um ser antropormófico (ou seja, com características humanas), a Divindade Suprema está infinitamente acima de conhecimentos e conceitos humanos, pode até ser útil na elaboração de teorias o antroporformismo atribuído a Deus, mas opõe-se a si mesma quando melhor estudada essa doutrina.

Onipotente, Onipresente e Onisciente, o Criador detém o Poder do Universo, está presente em todas as coisas e conhece a tudo e a todos desde o início da sua Criação. Apesar de todos esforços, nossos conhecimentos a respeito de Deus ainda é bastante limitado, o máximo que nos é permitido enquanto simples mortais diante da magnitude do Universo é elaborar suposições, (muitas das vezes, sinceras), a respeito do Todo-Poderoso. Tendo estabelecido leis eternas e imutáveis para reger sua Grande Obra, incontestávelmente essas eis estão sendo cumpridas, não importando o quanto somos curiosos, nos sentimos confusos e fazemos confusão diante de tanta Grandiosidade, Beleza e Perfeição.

Nessa nossa sociedade moderna, confusa e repleta de problemas, com o avanço da tecnologia permitindo ao ser humano obter inúmeros recursos científicos, facilidades de informações e comunicações, o ser humano “decidiu” que também pode ser Deus, inclusive tentando impôr, através de modernas técnicas de massificação, novos comportamentos sociais totalmente opostos aos que nosso Criador nos estabeleu, e essa ilimitada presunção está sendo uma das causas da total decadência da Humanidade!

Amar ao nosso Criador é a maior de todas as leis, não importa o nome com o qual o invoquemos, não importa o método nem a forma, para nós é o bastante admitirmos que existe um Poder Superior acima de tudo e de todas as coisas. Muitas das vezes nos dirigimos a esse Poder Superior pedindo uma “ajudazinha” para resolvermos algum problema de saúde, questões financeiras, amorosas, etc…, porém, o Todo-Poderoso não tem obrigação de fazer a nossa vontade, e sim, nós, humildemente, nos propôrmos a fazer a vontade Dele!

Fazer a vontade de Deus é reconhecermos o quanto somos pequeninos e insignificantes diante da sua Grandeza, é reconhecer o quanto somos falhos e implorar-lhe sua Sabedoria direcionando nossas vidas, é não dar exagerada importância a valôres materiais, títulos e diplomas, que são efêmeros, e sim, contribuirmos, na medida do possível, para a Paz e o Equilíbrio da Grande Família Universal, que somos todos nós! Nós, brasileiros, iremos atravessar dificuldades nos próximos anos bastante maiores das que tem acontecido até agora. O planeta Terra vai reagir mais furiosamente contra as contantes agressões sofridas no decorrer dos séculos, provocando catástrofes ceifando milhares de vidas, inclusive no Brasil. O desencanto, as decepções e frustações com o mundo da política vai desencadear desenfreadas ondas de violência e muitos irmãozinhos nossos vai continuar morrendo de fome, nas filas dos hospitais, etc…diante desse quadro dantesco que muito rapidamente se aproxima, o Centro Espírita Irmãos Em Prece, muito humildemente implora a todos de Boa Vontade, não importa qual sua religião ou mesmo se professa alguma, ao menos uma vez por semana reservem 10 minutinhos, elevem o pensamento ao Pai Maior pedindo forças e resignação para aceitar todos os Seus desígnos, vamos precisar muito das preces de todos voces.

Que o Senhor Jesus abençôe a todos nós!

Centro Espírita Irmãos Em Prece.