O trabalhador tem seus valores sendo acrescentado durante toda a vida, contudo isso forma-se a atitude do indivíduo.
As organizações muitas vezes não notam o desempenho do funcionário quando este é favorável a empresa, já quando seu desempenho começa prejudicar de certa forma a empresa, esta já trata de fazê-lo uma advertência.
Normalmente as pessoas se agrupam com outros indivíduos , cujas atitudes são semelhantes, fazendo assim com que não tenha conflitos dentro desse grupo, por outro lado há pessoas com atitudes pólicas e fortes que se agrupam normalmente em grupo onde há pessoas compensamentos diferentes do dela.
Muitas vezes essa divergências geram o fator chamado preconceito que pode ser sobre questões étnicas, sexuais, econômicas, entre outras.
O conceito de atitudes e comportamento diferentemente do que muitas pessoas pensam são bem diferente, comportamento é a forma com que a pessoa reage a uma determinada situação, já a atitude mostra como é a tendência a reagir desta pessoa. Muitos supervisores não têm a devida atenção por seu funcionário, fazendo assim com que se engane quanto às ações deste.
O homem deixa sua identidade social para se vestir como um profissional que uma organização deseja. Por outro lado vemos administradores egoístas que não aceitam o "bonequinho" estabelecido previamente pela empresa, mas não estabelecem que quando abrimos a porta para a diversificação profissional, para que o indivíduo trabalhe mais disposto a dar lucro para empresa.
Quando a empresa mostra uma possibilidade de autodesenvolvimento ao seu funcionário, ele por sua vez dará lucro para a organização com a sua criatividade.
Uma empresa na qual o chefe tem um bom relacionamento com o seu funcionário, além outros de fatores com certeza irá atingir seu objetivo.