Características das Principais Partes dos Calçados

Como já deve ser de conhecimento, o calçado nasceu da necessidade prover proteção aos pés do homem, para que este pudesse se locomover sobre terrenos ásperos e em condições climáticas desfavoráveis, também não há dúvidas de que os calçados são uma das grandes paixões femininas. A preocupação com o adorno dos pés acompanha a humanidade desde períodos pré-históricos.

ANÚNCIO

Mesmo o calçado tendo sua origem na pré-história, há quem diga que eles não evoluíram muito ao longo do tempo, se comparado a outros produtos industrializados, com exceção do calçado esportivo de alta performance.

Embora existam inúmeras variações de modelos e estilos, o calçado de um modo geral pode ser dividido em seis partes:

ANÚNCIO

Cabedal - Também conhecido por corte, é a parte estrutural superior do calçado, que tem como função proteger e proporcionar conforto à parte superior do pé, esta parte pode conter um único material, ou pode ser composta por vários materiais, como por exemplo:

Couro - Geralmente bastante resistente, com peso superior se comparado a outros materiais e impermeável, com exceções de alguns tipos de couros;

ANÚNCIO

Tecido - Seja de algodão ou sintético, seu peso é bem inferior ao do couro, facilita a transpiração e mobilidade;

Laminados Sintéticos - Em muitos casos, podem ser confundidos com os couros, pois a evolução tecnológica permite uma aparência muito próxima, eles podem ser encontrados em PU, PVC e Misto, também podem ser tratados por forro.

Devido às variações de modelos e estilos, o cabedal pode conter: Lingüeta, cano, tiras e outros. Também dependendo do modelo, pode ser necessário a aplicação de biqueira ou couraça, a fim de reforçar e moldar o bico dos calçado.

Talão - Também conhecido como trazeiro, é a parte responsável pela sustentação do calcanhar e o posicionamento do tornozelo corretamente dentro do calçado. Nem todos os modelos possuem está parte, como por exemplo: Tamancos e mules. No entanto, modelos como scarpin, botas, tênis e outros possuem um reforço geralmente chamado de contraforte.

Sistema de Amarração - Também conhecido como tipo de fechamento são as estruturas responsáveis por em muitos modelos fixar o calçado no pé, dando estabilidade e firmeza na utilização. Os sistemas de amarração podem conter cadarços, ilhoses, passadores, fivelas, velcro, zíperes, tiras e outros.

Palmilha - É ela a responsável pela correta postura do pé dentro do calçado e pode ser dividida em:

Palmilha de Montagem - É responsável fixação do cabedal, salto e entressola, quando os modelos assim tiverem, além de fixar o solado. Em alguns modelos de calçados esta palmilha de montagem é acrescida de reforço e de alma de aço, a fim de criar sustentação e estabilidade;

Palmilha Interna ou Sobre Palmilha - Muito utilizada em calçados esportivos, sapatos masculinos e infantis, responsável por grande parte do conforto proporcionado ao pé. Hoje muitas indústrias investem em tecnologia na construção desta peça, que geralmente contém formato anatômico e são produzidas em EVA e PU, outras mais simples, são produzidas em espuma látex.

Entressola - Muito comum em calçado esportivo e é responsável pela absorção da maior parte do impacto e controle de movimentos, geralmente produzida em PU e EVA. Em muitos modelos, é aí que são fixados os sistemas de amortecimentos, a entressola fica localizada entre o Cabedal, Palmilha de Montagem e Sola, em modelos de calçados que utilizam meias-patas, estas podem ser consideradas entresolas, embora geralmente rígida não absorva impacto.

Solado - Parte que fica em contato direto com o solo, logo é a parte responsável pela tração e a estabilidade durante a utilização do calçado, geralmente leves e flexíveis, podendo ser produzidos em TR, PU, PVC, EVA, Couro e outros. Estes solados devem conter ranhuras, a fim e torná-los antiderrapantes. Os saltos em modelos que assim os têm, podem ser considerados como partes dos solados, eles são fixados nas palmilhas de montagem, geralmente são produzidos em ABS, PS, Policarbonato e PU, os saltos possuem tacões nas extremidades que ficam em contato com o chão, estes tacões geralmente são produzidos em TPU.