Tendências em Calçados Femininos para Primavera / Verão 2009 – 2010

Gostaria de salientar que hoje em dia, os calçados não podem ser considerados acessórios, ou apenas mais um complemento do vestuário, principalmente no que tange o universo feminino. Isto tanto é verdade, que as indústrias coureiro/calçadista atribuem como acessórios as bolsas, cintos, carteiras, malas, pastas e outros. Já não é de hoje, que muitas mulheres após comprarem seus calçados, saíam à procura da roupa ideal para compor seu visual. A paixão feminina pelos calçados é uma crescente, muitos estudiosos e outros nem tanto, atribuem isto a um fator psicológico que acaba contribuindo para a aquisição deste objeto de desejo apaixonante para tantas mulheres.

Ao exemplo da Coleção Outono/Inverno, a Coleção Primavera/Verão vem acompanhada e uma imensidão maior ainda de tendências e variações em todos os segmentos calçadistas, seja nos seguimentos feminino, masculino e infantil. Estas imensidões de possibilidades favorecem a criação de identidade, pois dificulta a identificação óbvia de um estilo e força a criatividade e a diversidade de modelos.

Tradicionalmente o verão do hemisfério sul, requer algo leve fresco e confortável, logo nada mais indicado do que as sandálias, elas que estão presentes em todas as coleções primavera verão, por se tratarem de calçados arejados que permitem a fácil transpiração dos pés, logo são elas o destaque da estação, tratadas como verdadeiras vedetes, o ar retro vem influenciar fortemente os calçados, esta viagem no tempo passeia dos anos 20 aos anos 80, como pode ser percebido, há uma gama bastante grade de estilos para serem explorados.

Cores – As cores nesta estação estão ainda mais vibrantes, intensas e ousadas, combinações inusitadas ganham espaços e os excessos são permitidos, como cores neon que chegam a brilhar no escuro. Haverão de ser encontradas sandálias com mais de uma cor. As cores da estação serão: Em destaque o azul em várias nuance, o amarelo e vermelho, além da presença do branco, os beges e o tradicional preto, com menos intensidade poderão ser encontrados o chocolate, cereja, cinza, esmeralda, mostarda, rose, violeta, marfim, alumínio e o ouro.

Sintéticos – Os sintéticos estarão presentes como se espera, porém estarão propositalmente com aspectos bem mais artificiais, sem a menor intenção de parecem nobres. Estes haverão transmitir a sensação Hi-Tec.

Couros – Mais uma vez o couro é o grande destaque para a estação, sendo considerados como vedetes, os couros sem brilhos e leves, como por exemplo, os vegetalizados. Logo também continuarão presentes os de texturas em crôcos e cobras, estas texturas poderão ir do pequeno ao grande, havendo a possibilidade de terem tratamentos a fim de obter um efeito rústico, ainda no campo dos texturizados, haverão de serem encontrados as onças, zebras, leopardos, avestruzes e as tilápias. As camurças finas encontrarão seus espaços. Já os vernizes que estarão presentes, serão encontrados com maior freqüência em detalhes. A exemplo de muitas coleções passadas, os metalizados se farão presentes. Uma novidade são os couros manchados, que utilizam-se de várias cores diferentes. A de se destacar a criatividades da indústria coureira, uma vez que pode ser visto uma ampla gama de opções entre pêlos, texturas, manchados, estampados, bordados, vazados, aplicados, bicolores, multicoloridos, metalizados, vernizes, marmorizados, camurças e tantos outros.

Tecidos – Os tecidos também estarão presentes na estação, sendo seu emprego mais intenso como detalhes, juntos a outros materiais, tendo o cetim como destaque.

Saltos – Ainda sob efeito da Coleção Primavera Verão 2008/2009, as rasteiras continuam bem presentes nesta nova coleção e a exemplo da Coleção Outono/Inverno 2009, os saltos continuam altos e elegantíssimos e vão dos finíssimos aos espessos, os mais finos deixam os calçados com um ar mais delicado, já os mais espessos dão um ar de maior equilíbrio e conforto. A ousadia é uma das características marcantes nesta coleção, onde formas esculturais, texturas e construções assemelham-se a projetos arquitetônicos.

Fôrmas – Nas sapatilhas reinarão os bicos arredondados ou finos mais desta vez curto, nas sandálias destaque da estação, encontraremos bicos arredondados com maior ou menor intensidade, também serão vistos os quadrados de pouca largura.

Ornamentos – Os ornamentos destacam-se pela ampla utilização e pela diversidade como metais, cristais, texturas de peles de rapteis entre outros, estampas e aplicações florais, estampas animais e gráficas, detalhes artesanais, flores e laços. Estes elementos podem ser misturados inusitadamente, trazendo ousadia ao calçado. Um destaque especial fica para as pedrarias que estarão em plena evidência, com inspirações ligadas diretamente a natureza, seja esta real ou irreal, onde serão encontradas em formas bastante diversificadas, como penas, flores, folhas, ou mesmo como borboletas, estrelas e outras. Como o verão é uma estação tradicionalmente colorida, a intensidade das cores pode ser ressaltada ainda mais pelo contrastes das pedrarias, logo estas deverão ter intensas variações de cores, ou mesmo de volumes.

Solados – Podemos dizer que em termos de solados, a estação é mesmo dos saltos e meias-patas, onde as plataformas pedem força, ou continuam sem a vitalidade demonstrada há algumas coleções anteriores. Estas plataformas deverão buscas inspirações em elementos da natureza a fim de elaborar suas texturas e desenhos, mas com certeza encontraremos muitas plataformas encapadas, se utilizando de pedraria e bordados a fim de compor a diversidades de modelos e cores, cores estas quais não podemos deixar salientar, que são muito intensas.

Modelos:

  • Sandálias – Como já mencionado o destaque são as sandálias, estas aparecem com estilos bastante interessantes, as de salto mais altos aparecem acompanhadas de meias-patas, aquelas plataformas somente na parte da frente dos calçados, estas ajudam a estabilidade, facilitando o equilíbrio e proporcionando um pouco mais de conforto, geralmente com bastantes adornos com tipos variados e preciosos enfeites e ricos detalhes. As sandálias mais baixas, também têm seus espaços garantidos. As rasteiras de estilo gladiador ou romano como já mencionado, continuam firmes e fortes também nesta estação, podendo também ser encontradas em versões de saltos não tão altos. As chamadas cut-out boots chegam com força na estação e ganham popularidade, estes modelos combinam a cobertura das botas com o arejamento das sandálias, uma espécie de bota com muitos recortes, que hora assemelham-se mais com botas e outrora com sandálias, podendo deixar os dedos a mostra ou os calcanhares.
  • Sapatilhas – A exemplo das Coleções Primavera/Verão 2008-2009 e Outono/Inverno 2009, as sapatilhas continuam com seu espaço garantido, em materiais como vernizes e couros leves com ornamentos e estampas, trazendo beleza aos pés de quem preferem conforto ao invés dos saltos. Porém desta vez os bicos deverão ser arredondados ou mesmo bicos finos e curtos, como os de outros estilos de calçados da estação, este novo estilo de calçado rasteiro é chamado de “ballet sneaker”, algo como tênis sapatilha, um estilo bastante jovial de ótima aceitação pelas mais jovens. Um material muito empregado neste estilo de calçado é o tecido e a lona.
  • Peep Toes – Ainda darão o ar da graça, no entanto com intensidade bem menor.
  • Scarpins – Embora o verão requeira calçados leves, confortáveis e de fácil transpiração, os tradicionais scarpins se farão presentes como uma opção para ocasiões mais formais ou noites e dias não tão quentes.

Nunca devemos esquecer que os calçados devem proporcionar conforto adequado aos pés, conforme a estação. Se no inverno, eles precisam ser aquecidos, no verão eles precisam respirar. Logo devemos procurar aliar a funcionalidade à estética, a fim de obter o melhor calçado possível.

Independentemente do tipo de calçado, no verão 2010, a grande tendência é usar o que gosta. Os modelos estão presentes para todos os tipos de mulheres e para todos os gostos. O calçado que uma mulher usa, não serve apenas para proteger os pés, faz parte de um estilo, de uma personalidade e são escolhidos a dedo para combinar com sua atitude. Portanto, escolha o estilo e modelo que mais lhe agrada e aproveite os dias quentes esbanjando estilo no caminhar.