Como e Por Que as Concepções da Educação e do Currículo Definem Também os Modelos de Avaliação a Serem Adotados na EAD

Com o crescimento demasiado da oferta por cursos de ensino a distância, é fundamental a definição de princípios, diretrizes e critérios que sejam referenciais de qualidade para as instituições que ofereçam cursos nessa modalidade.

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Diante disso, a SEED/MEC preocupou-se em criar o documento: “Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância”.

A Revolução no Ensino e a Adaptação à Tecnologia

A EAD surge como uma revolução no conceito de ensino e o governo e a sociedade estão tendo que se adaptar à tecnologia, no sentido de criar novas formas de avaliação para novas formas de ensino.

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As avaliações de aprendizagem do aluno devem ser compostas de avaliações a distância e avaliações presenciais. Para as avaliações a distância, é preciso que se tenha precauções de segurança e controle de frequência, zelando pela confiabilidade e credibilidade dos resultados.

A avaliação positiva de uma instituição de ensino está diretamente ligada à ideia de credibilidade e confiabilidade, e isso é passado diretamente à sociedade na forma de marketing.

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Atração de Corpo Docente e Estudantes Críticos

A avaliação positiva atrai ainda um corpo docente qualificado e estudantes críticos que futuramente poderão vir a ocupar posições de destaque na sociedade e que com certeza enaltecerão o nome da instituição de ensino da qual fizeram parte.

Cabe à sociedade e ao governo a fiscalização das instituições de ensino a fim de repelir as instituições picaretas e acabar com o preconceito contra os cursos a distância.