Download e sua origem

O que significa essa palavra tão falada nos dias de hoje? Download quer dizer carregar ou baixar um arquivo, quando alguma pessoa diz que está fazendo download de algo, siginifica que se encontra transmitindo o arquivo para dentro do computador. Esse tipo de recurso foi usado pela 1ª vez na segunda guerra quando as bases militares tinham que se comunicar evitando que outros ficassem sabendo. Era uma forma rápido e preciso para comunicação. Com o passar do dos anos as transferências foram evoluindo, os documentos foram se tornando cada vez maiores e, assim, surgiu à necessidade de desenvolver um servidor onde só armazenasse os arquivos para efetuar o download.

No entanto antes do Download apareceu o upload que corresponde a transmitir o ficheiro para o servidor ou simplesmente enviar o arquivo, para a central de hospedagem responsável por disponibilizar tal arquivo para download. As facilidades para transferir um arquivo hoje em dia são tantas que existe outro meio que se chama File Transfer Protocol. Através é viável anexar todos os documentos e transmití-los ou carregá-los de uma única vez. Também há os Torrents nos quais são disponibilizados vários arquivos de tamanho limitado que ao executar começam a efetuar os downloads dos arquivos de outro usuário que o está compartilhando na internet.

Porém estas transferências requerem certo cuidado. Por mais fácil que seja mover documentos atualmente, é muito fácil ser invadido ou ser pego de surpresa com um vírus. É sensato sempre que possível conferir com o anti-vírus se existe algum vírus no link de download, somente baixar arquivos de websites confiáveis. Além disso, caso esteja fazendo uso de p2p jamais compartilhar documentos pessoais caso ainda seja um iniciante e não saiba mexer nas configurações avançadas do software.

Estes são os maiores cuidados que se deve possuir com os downloads na web, tendo cautela é possível baixar muitas coisas legais e úteis para o pc, como jogos de tiro, diversos softwares e igualmente os divertidos MMORPGs.