Pensar nos profissionais da educação é extremamente complexo, mas ao mesmo tempo devemos ser realistas e honestos com nossas implicações. Procuramos sempre culpados para dizer que a educação está à beira de um colapso.
A responsabilidade dos educadores
A primeira hipótese que surge é o sistema como um todo que não funciona, mas a grande verdade está voltada para os educadores que têm a maior culpa dessa fatia negativa em que está a educação brasileira.
Não sejamos hipócritas de não pensar que a principal responsabilidade é dos educadores em sua maioria. Até porque muitos dos educadores que se formam têm em sua mente que já estão prontos para iniciar a carreira profissional e que tudo o que sabem já é suficiente. Longe disso, quem pensa dessa maneira.
Muitos esquecem que o conhecimento está sempre em evolução, a todo o momento é modificado, alterado e implementado com as necessidades que vão surgindo na sociedade.
Todos nós precisamos evoluir e, nessa evolução, o conhecimento também vai se modificando. Pois surgem sempre outras necessidades e outras teorias que irão derrubar aquelas que não faziam parte das nossas vidas ou daquele contexto.
A falta de preparo inicial
Quando os profissionais se formam, fica evidente que eles não estão totalmente preparados para atingir as expectativas e as incertezas que existem dentro do ambiente escolar.
Pois eles se formam e pensam que já sabem tudo, e que não irão precisar de mais nada. É só colocar tudo aquilo que aprenderam em poucos anos de pesquisa e pronto, está tudo acabado e perfeito.
O papel do educador comprometido
Longe desta perfeição; primeiramente o educador deve ter em seu principal pensamento o comprometimento com o saber e o fazer. Depois, procurar ser um líder na busca por melhorias pessoais e ser um educador pesquisador que procura sempre estar pronto para adquirir novos conhecimentos.
Com isso, suas competências vão tornando-o uma pessoa mais preparada e pronta para administrar as dificuldades que irão surgir no decorrer de sua vida escolar.
O perfil ideal para a educação
O que precisamos na educação é de pessoas que sejam capazes de ser flexíveis, que possuam em sua meta principal o comprometimento profissional e que busquem na metadisciplinaridade a união das competências.
Isso pode tornar o trabalho mais reconhecido através de uma qualidade expressamente verdadeira e fundamentada nas inovações do conhecimento.
Paulo Marcelo